Eurobairro capacita dezenas de jovens ao nível das competências sociais e ambientais

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias UnderGround

Participantes do Eurobairro Tempos de Aventura 2

Foram mais de 70 os jovens que integraram o programa de capacitação e envolvimento social Eurobairro - Tempos de Aventura 2021 (TA2021). Divididos em 3 polos e envolvendo participantes de 4 territórios (Bairros Sociais das Lameiras, Cal e Bétulas e lugar de Meães), foram 3 as semanas em que jovens de todas proveniências, etnias e culturas experimentaram os dias da “Educação Ambiental – Os 4 elementos” (tema agregador dos TA2021). 

Os Tempos de Aventura fazem parte do plano de ação do projeto Eurobairro Underground – E8G, financiado pelo Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações, com o apoio do Município de Famalicão e outros 8 parceiros locais, sendo a PASEC, a entidade promotora e gestora do projeto. Consistiram na implementação de Aceleradores de Capacitação com base em atividades de educação não formal que visavam promover as competências sociais do “saber ser”, “saber fazer”, “saber estar” e “saber aprender” tendo como pano de fundo a tema da preservação do ambiente associada aos 4 elementos – Terra, Água, Ar e Fogo.

Tendo como metodologia a Simbologia Grupal, o plano de ação incluiu atividades de âmbito artístico, desportivo, cultural, digital e ambiental, destacando o envolvimento dos jovens nas limpezas das suas comunidades, procurando a valorização do ambiente e dos seus territórios.

Por semana estiveram envolvidos uma média de 25 crianças e jovens, num total de mais de 70 jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos. Foram mais de 75 horas de atividades de educação não formal, 6 animadores envolvidos e 7 tutores de pares, jovens líderes da sua comunidade que serviram de facilitadores das várias dinâmicas de interação ao longo destes dias de atividades.

Joice Navarro, participante do projeto referiu que os “Tempos de Aventura são dias de muito trabalho e diversão durante as férias. Gostei muito do tema do Ambiente, é algo que é muito importante e percebemos que temos todos a responsabilidade de cuidar dele. Todos os dias a parte mais importante era o momento da Simbologia Grupal onde parávamos para pensar e refletir no nosso comportamento, e dedicar a reflexão do dia a alguém.”

Carla Couto, tutora do projeto acrescentou que “estes dias de Tempos de Aventura foram muito enriquecedores. Existiram momentos de aprendizagem, consciencialização e também de muita diversão. Senti uma grande evolução em todos os participantes, é notório o impacto que este projeto tem no dia-a-dia deles.”

A coordenadora do projeto, Tânia Oliveira, referiu que “foram 3 semanas intensas de trabalho em que os jovens foram os principais protagonistas, desde a planificação do programa, a partir das Assembleias de Jovens que se antecederam, à execução das próprias atividades”. Acrescentou ainda que “o tema da preservação do Ambiente é um tema cada vez mais sensível e preocupante, mas felizmente também cada vez mais valorizado por todos os jovens”. Conclui: “foram trabalhadas competências sociais e cívicas fundamentais para o crescimento consciente destes jovens que perceberam que para contribuir para um planeta mais saudável, temos de começar pela mudança do nosso próprio território.”