• b2
  • PASEC ADN

    RADAR da Participação Juvenil

PASEC ADN

roll up adn

A PASEC ADN é a área de intervenção da PASEC direcionada para a intervenções e projetos em contexto escolar e no contexto artístico. É ao mesmo tempo a casa da Plataforma Radar, um centro de oportunidades para a participação juvenil.

Ao longo dos últimos anos detetamos nas intervenções e ações que desenvolvemos em contexto escolar a inexistência de uma política juvenil efetiva e real, que envolva os jovens nas várias etapas de decisão por parte dos municípios, instituições sociais e escolares e localidades onde atuamos. As várias políticas setoriais (desde a saúde à educação) estão desfasadas e desarticuladas, nomeadamente ao que aos jovens diz respeito. Limitam-se a um conjunto de intenções e ações vazias e limitadas temporalmente. Por fim os jovens não são envolvidos nem auscultados em nenhuma das fases do processo de decisão. 

Assim, a PASEC ADN nasce a partir de uma necessidade de dar resposta a milhares de jovens com quem trabalhamos diretamente todos os dias nas escolas em que intervimos  no contexto da Educação Não Forma, Cidadania Ativa e Educação através das Artes.

Integra 6 Companhias Artísticas: Companhia de Teatro ADN, Companhia de Dança e Expressão Corporal ARENA, Companhia de Artes Visuais D'Art, Companhia de Percussão 2.90, Companhia de Música ADV e Companhia de Escrita Criativa OUT.

Mais do que um complemento à intervenção socioeducativa escolar a PASEC ADN é um programa de promoção da Educação para a Cidadania, da Democracia Participativa, das Artes como forma de capacitação e Protagonismo Juvenil. É apoiado pelo Programa Erasmus + (que inclui a Plataforma de Oportunidades para a Participação Juvenil Radar), Município de Famalicão e neste momento chega a Itália, Cabo Verde, Luxemburgo e Espanha. Entre outros ações destacam-se intervenções como o programa Acompanhar do Município de Famalicão que chega a centenas de crianças e jovens e é diretamente articulada coma a ação da PASEC ADN. Estamos disponíveis para alargar a nossa intervenção a mais escolas e instituições, para tal basta contactarem-nos através dos contactos habituais. 

1