• banner F 4
  • PASEC InGroup - Rede Internacional de Grupos Informais

    Sou o que sou em virtude do que todos somos

PASEC InGroup

A PASEC InGroup é a área de intervenção/rede da PASEC que agrega todos os grupos informais de jovens, associações e núcleos que integram a PASEC naquele que é um dos seus objetivos centrais, a promoção do Protagonismo Juvenil. Com base no Projeto InGroup, apoiado pelo Programa Erasmus +, ganhou uma projeção transnacional envolvendo dezenas de grupos informais de jovens e milhares de jovens entre os 13 e os 35 anos.

A PASEC como forma de organizar e por em rede os grupos informais que lhe deram forma criou em 2007 a Rede Nacional de Grupos Informais que de uma forma sustentada e faseada foi ganhando dimensão. Nos primeiros 3 anos, dos 5 grupos iniciais para mais de 20 grupos em 2009. Em 2010, fruto do trabalho de internacionalização e cooperação europeia desenvolvido pela organização, a PASEC transformou a Rede Nacional de Grupos Informais em Rede Europeia de Grupos Informais. Nesta fase faziam parte da Rede a Itália e a Polónia.

Fruto do trabalho desenvolvido nos últimos anos e tendo por base a nova realidade, a PASEC teve de redimensionar a s sua estrutura. Assim, após o projeto InGroup, surgiu a atual rede PASEC In Group, que para além da nova marca, se trata de uma Rede Internacional de Grupos Informais que agrega mais de mil e cem jovens de mais de cinquenta grupos de Portugal, Itália e Cabo Verde e ainda com experiências piloto noutros países da União Europeia. Esta rede, para além desta plataforma online, permite a articulação direta entre grupos sem que tenham de haver intermediários, a partilha mais eficiente e eficaz de recursos pedagógicos, a melhor planificação e gestão dos planos de ação dos mais variados grupos e uma melhor comunicação da agenda de atividades da PASEC às escalas nacionais e internacionais. Para efeitos da PASEC In Group são também eleitos dois jovens, entre os 15 e os 20 anos (1 rapaz e 1 rapariga respeitando a igualdade de género), que assumem o papel de coordenadores e mobilizadores da Rede com o apoio da Equipa de Ação Socioeducativa da PASEC. 

ili1