Anima - Encontro Internacional de Animação Sociocultural

O Anima - Encontro Internacional de Jovens Animadores, também denominado Encontro Internacional de Animação Sociocultural é a mais importante atividade de formação desenvolvida pela PASEC no contexto internacional. Junta centenas de jovens agentes educativos num processo criativo de criação e partilhas de método de boas práticas pedagógicas sobre Animação Sociocultural e Educativa. Os jovens agentes educativos são os planificadores, pensadores, executores e avaliadores de todas as ações de formação, espetáculos, exposições e workshops. Aos especialistas técnicos e decisores políticos é dado o papel de participantes críticos de um processo de protagonismo juvenil único no contexto europeu desencadeado e desenhado pelos jovens agentes educativos. Fica aqui a reportagem da edição de 2014.


 

Anima - EIJA 2014  - PASEC leva centenas de jovens a discutir as soluções para o Desemprego Juvenil

A PASEC, em parceria com a Agência do Programa Erasmus +/Juventude em Ação da União Europeia, com o Município de Famalicão, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, a Escola Profissional CIOR, o Curso de Apoio Psicossocial da Cooperativa de Ensino Didáxis, entre outros, juntou, durante seis dias mais de duas centenas de jovens agentes educativos na discussão do flagelo do Desemprego Jovem e as formas concertadas de lhe dar resposta. Foi através do Encontro Internacional de Jovens Animadores 2014 "Procurar 2015", que teve lugar entre os dias 13 e 18 de Abril, na Escola Secundária Camilo castelo Branco e Casa das Artes de Famalicão.

A Cerimónia de Abertura contou com a presença do Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos, que salientou os processos de inovação social e pedagógica que a PASEC desenvolve e empreende em Famalicão, que em muito têm beneficiado as comunidades mais carenciadas do concelho, nomeadamente as juvenis. Também estiveram na abertura dos trabalhos a responsável do Programa Erasmus +/Juventude em Ação da União Europeia para o Diálogo Estruturado, o representante do Instituto Português do Desporto e Juventude, a Diretora do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, que acolheu o certame e dezenas de instituições parceiras da PASEC.

O encontro contou com mais de uma dezena de especialistas internacionais de Cabo Verde, Eslováquia, Itália, Portugal, entre outros. Todos eles com provas dadas nas áreas da Educação Não Formal, Pedagogia, Animação Sociocultural e Democracia Participativa.

Com a participação de centenas de jovens animadores e agentes educativos, este ano o tema central foi "Procurar 2015" com incidência para os subtemas do "Desemprego Juvenil" e  a "Animação Sociocultural e as Novas Utopias". 

O EIJA 2014 tornou-se no mais importante certame de jovens animadores no contexto europeu. É diferente de todos os outros congressos e encontros porque os jovens animadores são colocados no centro do processo de formação e decisão. Eles coordenaram, orientam e levaram a cabo todas dezenas de conferências, workshop's, lançamentos de livros, espetáculos e exposições. O Encontro foi diretamente apoiado pelo programa Juventude em Ação da União Europeia.