• banner F 5
  • PASEC Underground Eurobairro

    Pontes para a Inclusão. Inclusão Inteligente em Comunidades de Risco

PASEC Underground Eurobairro

Apresentação1

A PASEC Underground Eurobairro é a área de intervenção da PASEC que gere os projetos e iniciativas em contexto de Complexos de Habitação Social e territórios de especial risco de exclusão. Centrada em ações de promoção da Educação para a Cidadania, Inclusão Social e Democracia Participativa, a PASEC Underground nasce como resposta a grupos juvenis e de adultos em especial risco de exclusão que habitam Complexos de habitação Social normalmente designados como "Bairros Sociais". Neste momento está sustentada por dois projetos: o projeto Underground, projeto europeu apoiado pelo Programa Juventude em Ação - Erasmus + da União Europeia e o Projeto Eurobairro apoiado pelo Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações.

A PASEC Underground pretende combater os fenómenos de extrema exclusão, iliteracia e marginalidade juvenis em contexto de bairro social. Ao mesmo tempo pretende transformar os bairros sociais envolvidos em comunidades que valorizam e potenciam a sua dimensão intercultural, ecológica, intergeracional e social como fontes de oportunidades de integração e afirmação tendo por base os princípios fundadores da União Europeia do respeito pela dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade e respeito pelos direitos do Homem.

Envolvemos uma população de mais de 300 jovens dos Complexos de Habitação Social das Lameiras, Bétulas, Cal e Acampamento de Meães em Famalicão, e Mataduços e Gondar em Guimarães. São jovens na sua maior parte vítimas do insucesso escolar, estigmatizados pela sua proveniência, promotores de comportamentos desviantes traduzidos em fenómenos de marginalidade e pequena criminalidade e com graves índices de iliteracia. A título de exemplo, trabalhamos com mais de 50 jovens com mais de 18 anos que ainda não concluíram o 9º ano de escolaridade e com mais de 30 que ainda não chegaram aos 16 e estão ser seguidos pelas respetivas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Mais de meia centena são jovens oriundos da comunidade cigana.

12778680 1123703394359817 3883592890819969252 o