Tempos de Aventura 2019 envolveram mais de 240 jovens

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias UnderGround

Participantes TA20192

Foram 247 os jovens que integraram os Tempos de Aventura 2019 (TA2019). Divididos em 5 polos, distribuídos pelas Lameiras e Casa das Ideias (em Antas), Cal e Bétulas (em Calendário), e ainda na Escola de Meães (em Esmeriz), foram 4 as semanas em que jovens de todo o concelho de Famalicão e territórios vizinhos, de todas proveniências, etnias e culturas experimentaram os “Dias da Liberdade…” (tema dos TA2019). 

Através de uma parceria alargada entre o Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações, através do projeto Eurobairro, o Município de Famalicão, através do Programa Acompanhar, e a PASEC, na coordenação e gestão pedagógica das atividades, o programa de férias TA2019 consistiu na implementação de Aceleradores de Capacitação com base em atividades de educação não formal que visavam promover as competências sociais do “saber ser”, “saber fazer”, “saber estar” e “saber aprender” tendo como pano de fundo a tema da Liberdade. Por detrás do desenho do plano de ação estiveram as histórias de figuras históricas que, no seu tempo, fizeram a diferença na vida de milhares. Foram eles Gandhi, Mandela, Schindler, Aristides de Sousa Mendes, António Guterres e Xanana Gusmão. 

Tendo como metodologia a Pedagogia Participativa Simbólica, as atividades incluíram; intercâmbios internacionais com os parceiros da SESC Brasil; atividades de Educação Ambiental aproveitando o potencial do Parque da Devesa em Famalicão; visitas a inúmeros museus, eventos e espaços culturais; projetos de investigação-ação sobre personalidades que defenderam a Liberdade; e Simbologia Grupal e Corporal. 

Por semana estiveram envolvidos uma média de 114 crianças e jovens, num total de 247 jovens diferentes com idades compreendidas entre os 6 e os 21 anos. Foram mais de 400 horas de atividades de educação não formal, 15 animadores envolvidos e 31 tutores de pares, jovens líderes da sua comunidade que serviram de facilitadores das várias dinâmicas de interação ao longo dos 20 dias de atividades. As atividades terminaram com um Campo de Capacitação, onde todos os envolvidos, ao longo de quatro dias partilharam os saberes acumulados através do seu desenho de projeto de vida pessoal.

Participantes TA2019