Projeto Eurobairro de portas abertas à comunidade

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias UnderGround

Eurobairro Portas Abertas no Parque da Devesa 2

Durante os dias 4 e 8 de abril, o projeto Eurobairo E6G da PASEC levou a cabo a iniciativa “Eurobairro Portas Abertas” com o objetivo de fazer chegar o projeto a mais territórios e grupos alvo a quem o projeto ainda não tinha chegado.

Especial destaque tiveram a organização de uma série de oficinas temáticas que envolveram mais de 250 jovens e mais de 100 encarregados de educação centradas na promoção das competências sociais enquanto fator promotor da autonomia e desenvolvimento psicossocial integral do individuo. Especial realce para o dia 5 de abril, no Parque da Devesa em Famalicão, onde tiveram lugar oficinas artísticas de expressão corporal e percussão dinamizadas pelos próprios jovens do projeto que chegaram a mais de 100 crianças e agentes educativos. A destacar também o dia 8 de abril com a realização na Casa das Ideias em Famalicão, das Oficinas de Meditação dedicadas a encarregados de educação que chegaram a mais de 80 pessoas.

Todas estas iniciativas visaram tornar públicas algumas das principais ações do projeto Eurobairro, a sua dinâmica e as competências adquiridas pelos jovens que têm protagonizado o projeto, tendo sido estes a dinamizar todas as atividades. 

Este conjunto de iniciativas esteve também integrado numa iniciativa de alcance nacional, o “Escolhas Portas Abertas”. O Projeto Eurobairro-E6G colaborou assim, pelo segundo ano consecutivo na iniciativa "Escolhas de Portas Abertas (EPA)", promovido pelo Programa Escolhas, um programa integrado no Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. Por fim, este conjunto de ações de caráter formativo e comunitário integraram também o programa oficial do ANIMA 2018, Encontro Internacional de Animação Sociocultural.