“ARTherapy” dá voz na Europa aos jovens com deficiência

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Participantes do ARTherapy 2

Numa parceria alargada entre a AGORA de Espanha, a AFPAD e a PASEC, teve lugar o projeto de mobilidade europeu ARTherapy - As Artes, a Inclusão e a Diversidade em Espanha, Valência.

Integrada no programa da Assembleia Internacional Juvenil organizada pela PASEC e parceiros, este projeto de mobilidade europeu assentou em dias de muito trabalho cooperativo, oficinas criativas, visitas de estudo e educação intercultural.

Tendo como ponto de partida as Artes como forma de expressão da Educação Intercultural, Diversidade e Inclusão, o projeto contou com a elaboração de um mural de grandes dimensões onde foram retratadas as principais conclusões deste encontro de formação internacional. Entre elas salientam-se a importância de proporcionar experiências de participação diversas e integradas que permitam colocar em patamar de igualdade todos os jovens, independentemente da sua condição social ou de saúde. Outra, foi o enfoque na questão das oportunidades de empregabilidade e formação para os jovens com deficiência, onde as várias formas de Arte podem desempenhar um importante papel ao nível da Inclusão e Capacitação.

Este foi um dos maiores projetos europeus de mobilidade com jovens com deficiência. No total foram 42 os participantes diretos que puderam partilhar as suas experiências de vida, os seus anseios e formas de experienciar a arte como forma de expressão da liberdade e interatividade.

Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, “este projeto é um importante contributo para afirmação dos jovens com deficiência enquanto interlocutores sociais que têm direito a um projeto de vida que lhes dê o maior grau de autonomia possível tendo sempre presente os seus direitos e deveres sociais”.

Este foi um projeto apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.