Assembleia Internacional Juvenil 21.22 discute os Youth Goals e atual crise na Europa

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

aij22

Teve lugar em Espanha, La Rioja, o encontro de trabalho internacional que encerrou a Assembleia Internacional Juvenil 2021.22. Tendo como tema “Escolhe o filme que faz a tua vida…”, os trabalhos debruçaram-se sobre os Youth Goals (Objetivos para a Juventude) propostos pela Estratégia Europeia de Juventude 19.27 determinada pela União Europeia depois de uma ampla auscultação dos jovens europeus. O evento foi organizado pela PASEC e parceiros europeus, numa atividade apoiada pelo Programa Erasmus +. Teve lugar ao longo de 14 dias. 

Foram mais de quarenta os jovens delegados eleitos com idades entre os 16 e os 30 anos. 

Ao mesmo tempo foi discutida a atual crise migratória despoletada pela Guerra Ucrânia/Rússia e que tipo de iniciativas podiam ser desenvolvidas para dar resposta ao conflito e o papel dos jovens no mesmo. 

As conclusões do encontro acentuaram que a participação dos jovens é posta como última prioridade quando comparado com outros focos de intervenção. Nas palavras de Abraão Costa, Coordenador Pedagógico do encontro internacional: “Pensamos que priorizar as políticas educativas, formativas ou de emprego são as suficientes para dar uma resposta qualificada às necessidades das comunidades juvenis e sonegamos o mais importante de todos os investimentos, mobilizar e promover a participação dos jovens em todas as suas formas e contextos. Só desta forma poderemos preparar um futuro que corresponda às expectativas dos líderes do amanhã, os jovens de hoje.” 

Na base destas conclusões estiveram quatro Youth Goals (YG): o YG 3, garantir a inclusão de todos os jovens na sociedade; o YG 7, garantir acesso ao mercado de trabalho com oportunidades que levem a empregos de qualidade para todas as pessoas jovens.; o YG 9, fortalecer a participação democrática e a autonomia dos jovens e garantir espaços dedicados aos jovens em todas os setores da sociedade.; e o YG 10, alcançar uma sociedade na qual todos os jovens estão ativos e educados nas questões ambientais e capazes de fazer a diferença no seu dia-a-dia. 

O encontro contou com vários momentos de reflexão e debate, sessões de trabalho com decisores políticos, dinâmicas de educação não formal, intervenção socioeducativa nas comunidades de La Rioja e visitas culturais.

aij221