Geo Discover E.U. da PASEC é a estreia de projeto de mobilidade único na União Europeia

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Notícias Pasec Geo

Participantes do Discover EU 2

A PASEC organizou o primeiro projeto Erasmus Disvover EU Inclusion de Portugal e um dos maiores da União Europeia. Trinta jovens e seis mentores, representando seis grupos de mobilidade puderam fazer de comboio oito países da União Europeia e visitar algumas das mais icónicas cidades da Europa num projeto de mobilidade, Educação Intercultural e Educação para a Cidadania Europeia. O projeto deu pelo nome de Geo Discover EU. 

O projeto teve início em Portugal, entre o Porto e Barcelona. Depois de Barcelona, seguiu-se Marselha (França), Veneza e Florença (Itália) e depois Praga (Chéquia). Entretanto, houveram paragens em Viena (Áustria), Amsterdão (Países Baixos) e Dortmund (Alemanha). Depois foi o regresso a Portugal. 

A iniciativa esteve enquadrada no programa Erasmus Discover EU. O Discover EU é uma iniciativa da União Europeia que proporciona aos jovens de 18 anos uma experiência de viagem que lhes permitirá tirar partido da liberdade de circulação na União Europeia, descobrir a diversidade das regiões europeias, desfrutar da sua riqueza cultural e estabelecer contactos com pessoas de todo o continente. Ao mesmo tempo, têm a oportunidade de aprender mais sobre si próprios, ganhar autoconfiança e melhorar as competências essenciais, por exemplo em matéria de línguas estrangeiras e de resolução de problemas. 

O projeto Geo Discover EU tinha como objetivos específicos refletir o tema “Europa: Intercultural e Atual”. As várias visitas pretenderam conhecer as realidades das comunidades migrantes de cada uma das cidades por onde se passou o projeto, entender as realidades das várias minorias que habitavam em cada cidade percebendo flagelos como a realidade dos sem-abrigo, as bolsas de pobreza e as periferias isoladas de alguns dos grandes centros urbanos europeus. 

O projeto terá duas partes, esta primeiro que teve lugar em agosto de 2023 e uma segunda em janeiro de 2024.