Signum Games 2023 viajam pelos 5 continentes

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias ADN

IMG 1487

Com mais de quatro centenas de participantes, a Signum Games 2023 - Feira de Jogos Intercultural, teve lugar no Parque da Devesa em Famalicão no passado dia 17 de junho.

O tema deste ano foi “Uma Viagem, 5 Continentes”. O Signum Games 2023, festival intercultural que anuncia o início das comemorações do 21º aniversário da PASEC, pretendeu também assinalar a Educação para a Cidadania Global como forma de abrir pontes para um futuro onde todos podem “escolher ser diferentes…”. No evento estiveram centenas os jovens de 5 distritos de Portugal Continental e de mais de uma dezena de nacionalidades.

Integrada no plano de ação do projeto Eurobairro E8G do Programa Escolhas do Ato Comissariado para as Migrações, a atividade contou com a participação da representante do Programa Escolhas, Sandra Martins, do Presidente do Município de Famalicão, Mário Passos e da Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Luísa Azevedo. Neste âmbito Mário Passos teve oportunidade de visitar todos os eventos e jogos gigantes que fizeram parte da Signum Games assinalando “que a PASEC é um verdadeiro exemplo de inclusão e capacitação de jovens de todos os estratos e contextos”. Parabenizou ainda a PASEC pela capacidade de inovar e fazer diferente.

Durante a sessão de encerramento, a Presidente da PASEC, Sara Gomes, relembrou “que a Signum Games é preparada por jovens e para jovens”. Focou ainda que numa fase em que as guerras e os populismos prosperam pela Europa e de uma forma global a Sigum Games, como iniciativa de Educação Intercultural e Educação Não Formal, é uma forma de abordar o mundo a partir de valores como a tolerância, a igualdade e a multiculturalidade.

Os jogos gigantes que serviram de base à Signum Games foram concebidos pela Companhia PASEC Box, dedicada ao estudo do Lúdico e do Jogo como formas de Educação Não Formal e socialização. O processo de investigação-ação que levou à conceção dos jogos teve quatro meses e contou com o envolvimento de mais de 230 crianças e jovens.

O festival intercultural contou ainda com um espetáculo concebido pela Companhia de Dança Arena da PASEC e a Companhia de Música ADV. Estiveram envolvidos mais de 50 voluntários.