Geoaventura 2025 envolve mais de 200 jovens em mobilidade internacional
- Categories Notícias Pasec, Pasec GEO
- Date Agosto 28, 2025
O programa Geoaventura 2025 da PASEC Geo envolveu entre junho e agosto de 2025 mais de 200 jovens em projetos de mobilidade internacional. Neste contexto, a PASEC assume-se como uma das maiores organizações europeias ao nível da promoção de oportunidades de mobilidade e formação ao nível da educação não formal no contexto europeu e internacional.
Centrado no tema “Tempo e Regeneração” foram sete os projetos de mobilidade. Estiveram envolvidos 130 jovens e mais de 70 agentes educativos e técnicos de juventude.
As atividades abriram em junho com uma mobilidade em Lousada que integrou 35 participantes e outra no Gerês, que integrou também 35 participantes. As duas atividades tiveram a designação Survival Camp.
Os objetivos destes dois projetos de mobilidade foram centrados na promoção das competências de ativismo ambiental e educação intercultural. As atividades de reflexão e capacitação centraram-se na realidade intercultural e como esta é determinada pelas questões da sustentabilidade, regeneração e educação ambiental.
Em julho seguiram-se atividades Geo Camp de formação de técnicos de juventude e jovens líderes na Turquia, na região da Capadócia e em Valência, Espanha sobre os Objetivos da Juventude da União Europeia (Youth Goals). Esta atividades de caráter internacional pretenderam dotar os jovens líderes e técnicos envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global e Youth Goals. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca das novas formas de participação através da democracia participativa e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em conflito (com destaque para a Ucrânia e Gaza) e os jovens migrantes que agora integram as nossas sociedades. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, teatro simbólico, dinâmicas de grupo e trabalho cooperativo.
Em julho tiveram lugar mais dois Survival Camps e em agosto mais um Geo Camp. No total foram 209 os jovens e técnicos envolvidos.
A atividade foi promovida pela PASEC e parceiros internacionais com o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia, Município de Lousada, Município de Famalicão e Instituto Português do Desporto e Juventude. No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados.
Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, a PASEC “já não consegue dar resposta a todas as solicitações. Isto por um lado revela que a PASEC continua a crescer, mas acentua também que há necessidade de continuara a ampliar a resposta dada sem por em causa a qualidade das práticas apreendidas”.
Ao nível metodológico, durante os projetos de mobilidade, os participantes estiveram divididos por grupos de trabalho cooperativo geridos cada um por um formador experiente. Cada dia correspondia a um desafio diferente, com várias perguntas de partida e tarefas associadas. Por cada desafio que o grupo era capaz de superar passavam ao nível seguinte. As competências que se pretendiam capacitar eram a liderança criativa, a comunicação assertiva, a gestão de conflitos, os princípios da Educação para Paz e Cidadania Global, a análise de necessidades, a capacidade de dar corpo a uma ideia e a noção de democracia participativa.
Geoaventura 2025 envolve mais de 200 jovens em mobilidade internacional
You may also like
Eurobairro dá resposta a mais de 230 jovens em situação de exclusão durante as férias de Verão
O projeto Eurobairro levou a cabo entre 20 dejunho e agosto deste ano o programa “Eurobairro – Tempos de Aventura”, um ambicioso programa de capacitação, educação não formal e inclusão de jovens em especial risco de exclusão que integrou mais …
Tendo como pano de fundo o projeto educativo da PASEC para 2024.25 e integrado na comemoração dos 23 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “Os Caminhos da Regeneração – O Capítulo Final” perante uma Casa das …
Tendo como tema de fundo “Tempo e Regeneração”, o Survival Camp 2025 procurou estudar, refletir e perceber a Agenda 2030 da Nações Unidas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as novas formas de ativismo ambiental com base na Cidadania Global …