PASEC e A.E. Dona Maria 2 celebram os 200 anos de Camilo Castelo Branco
- Categories Notícias Pasec, Pasec ADN, Pasec Gerais
- Date Junho 1, 2025
No âmbito do Plano Nacional das Artes, o Agrupamento de Escolas Dona Maria e a PASEC levaram a cabo o projeto de cocriação artística “200 anos de Camilo Castelo Branco”. Mais de 50 as crianças e jovens participantes subiram a palco, entre jovens atores e atrizes, tutores, músicos e jovens bailarinas e bailarinos.
Foi uma semana de trabalho intensa que culminou com um espetáculo. O evento teve lugar no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas no passado dia 28 maio.
Protagonizado pela Companhia de Teatro ADN2, Companhia de Dança Arena 2 e Companhia de Música BPM (integradas na PASEC ADN), este espetáculo pretendeu retratar Camilo Castelo Branco nas suas muitas versões de escritor, pensador e personalidade pública através da visão de jovens exploradores que o leram e reviram o seu testemunho.
Depois de meses de trabalho, investigação e cocriação, foi em palco um espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que retratou a visão dos jovens sobre um Camilo Castelo Branco ficcional que questiona o mundo atual e se faz representar por inúmeras personagens que procuram um sentido para o que ainda pode ser feito.
Nas palavras do Prof. Henrique Faria, Coordenador do Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas Dona Maria 2, este “projeto marca a diferença pelo valor de inclusão e capacitação que tem, no sentido em que põe em palco crianças e jovens de diferentes condições sociais, culturais e económicas”. Acrescentou também que são parcerias como a da PASEC com Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 que permitem que as Artes, Cultura e a Educação sejam, realmente, inclusivas e fatores de capacitação para todos os públicos e estratos sociais.
Entretanto, a Presidente da PASEC, Sara Gomes, declarou “que estes resultados só são possíveis fruto do trabalho de concertação entre famílias, escolas, técnicos da PASEC e jovens e crianças que levaram a palco mais este projeto artístico…”
Este projeto artístico assentou num processo de investigação-relação-ação todo ele protagonizado pelos “artistas e performers” dos vários espetáculos. Foram eles os cocriadores dos textos, bandas sonoras, cenários e encenações de dança e expressão corporal. Por fim, tratou-se de um processo de capacitação e inclusão de crianças e jovens em situação de exclusão. Este projeto teve a colaboração do Município de Famalicão, através do Centro de Estudos Camilianos.
PASEC e A.E. Dona Maria 2 celebram os 200 anos de Camilo Castelo Branco
You may also like
Eurobairro dá resposta a mais de 230 jovens em situação de exclusão durante as férias de Verão
O projeto Eurobairro levou a cabo entre 20 dejunho e agosto deste ano o programa “Eurobairro – Tempos de Aventura”, um ambicioso programa de capacitação, educação não formal e inclusão de jovens em especial risco de exclusão que integrou mais …
O programa Geoaventura 2025 da PASEC Geo envolveu entre junho e agosto de 2025 mais de 200 jovens em projetos de mobilidade internacional. Neste contexto, a PASEC assume-se como uma das maiores organizações europeias ao nível da promoção de oportunidades …
Tendo como pano de fundo o projeto educativo da PASEC para 2024.25 e integrado na comemoração dos 23 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “Os Caminhos da Regeneração – O Capítulo Final” perante uma Casa das …