Survival Camp 2025 percorre os caminhos do “Tempo e Regeneração”
- Categories Notícias Pasec, Pasec GEO
- Date Junho 29, 2025
Tendo como tema de fundo “Tempo e Regeneração”, o Survival Camp 2025 procurou estudar, refletir e perceber a Agenda 2030 da Nações Unidas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as novas formas de ativismo ambiental com base na Cidadania Global e os movimentos da Transição e Regeneração. Com base em Rio Caldo, no Gerês, este projeto de mobilidade europeia foi uma parceria alargada entre a PASEC, Município de Lousada e parceiros internacionais com o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia.
Foram quase quarenta os jovens delegados eleitos. Os participantes estiveram divididos por grupos de trabalho cooperativo geridos cada um por um formador experiente. Cada dia correspondia a um desafio diferente, com várias perguntas de partida e tarefas associadas. Por cada desafio que o grupo era capaz de superar passavam ao nível seguinte. As competências que se pretendiam capacitar eram a liderança, comunicação assertiva, a gestão de conflitos, a análise de necessidades, a noção de Transição e Regeneração, a capacidade de dar corpo a uma ideia e a noção de projeto de vida.
Durante os dias de trabalho os participantes procuraram descobrir o ponto de situação dos vários Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao nível local, os desafios que temos pela frente e de que forma os jovens são o “motor das mudanças” que terão de ocorrer.
Através de trabalhos de grupo cooperativos procuraram pensar e desenhar propostas de intervenção que permitissem a introdução das metodologias de educação ambiental inerentes aos movimentos da Transição e Regeneração nos seus territórios de pertença. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação ao nível do ativismo climático e educação ambiental. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países vítimas das alterações climáticas. Teve ainda lugar uma Biblioteca Humana com histórias de superação que serviram de inspiração aos participantes. Por fim, tiveram também dinâmicas de grupo através de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo. No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados com o Youth Pass.
Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, esta ação de educação não formal pretendeu formar “jovens líderes que impulsionem as suas comunidades para um futuro mais justo, sustentável e regenerativo”. Por sua vez, o Vereador do da Juventude do Município de Lousada, Nelson Oliveira, salientou esta como uma oportunidade “de formar jovens líderes capazes de fazer a diferença no hoje e amanhã”. No documento final produzido após o Survival 2025, os participantes focaram que a Transição e Regeneração são o caminho para uma real Cidadania Ambiental de âmbito global.
Survival Camp 2025 percorre os caminhos do “Tempo e Regeneração”
You may also like
No âmbito do Plano Nacional das Artes, o Agrupamento de Escolas Dona Maria e a PASEC levaram a cabo o projeto de cocriação artística “200 anos de Camilo Castelo Branco”. Mais de 50 as crianças e jovens participantes subiram a …
A PASEC realizou em Foz Côa mais um encontro de formação internacional dedicado aos “Líderes do Amanhã”. Com o tema “De participante a protagonista”, este encontro de trabalho pretendeu dotar os jovens envolvidos de competências de liderança, cidadania global, gestão …
Teve lugar mais uma ANIMA Fórum, Encontro Internacional de Agentes Educativos, Animadores, Técnicos de Juventude e Líderes Juvenis integrado no ANIMA 2025 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural. Desta vez foi no Município de Tábua, mas com atividades em Coimbra, …