ANIMA Camp desafia jovens líderes a passarem de “participantes e protagonistas”
- Categories Notícias Pasec, Pasec ADN, Pasec Gerais
- Date Abril 20, 2025
A PASEC realizou em Foz Côa mais um encontro de formação internacional dedicado aos “Líderes do Amanhã”. Com o tema “De participante a protagonista”, este encontro de trabalho pretendeu dotar os jovens envolvidos de competências de liderança, cidadania global, gestão de processos de decisão, raciocínio crítico, concertação e negociação e resolução de problemas complexos ao nível de sistemas sociais. O evento deu pelo nome de ANIMA Camp.
Num ambiente de formação imersivo, este encontro pretendeu, ao longo dos vários dias de trabalho, que os jovens delegados eleitos procurassem olhar para o seu quadro de competências, o colocassem em perspetiva e fossem capazes de analisar o custo benefício do seu papel enquanto atores sociais. Estes foram convidados a rever o seu papel no contexto da escola, grupos de amigos, família e projetos em que estão integrados. Procuraram desvendar aqueles contextos em que eram somente participantes e os que eram realmente protagonistas.
Foram discutidas as noções de participação, protagonismo, imobilismo e mudança social. Foram analisados vários contextos europeus e formas de tornar o “protagonismo juvenil” uma causa real e de impacto nas comunidades em que cada um dos jovens se inseria.
E encontro de trabalho internacional foi mais um evento do ANIMA 2025 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural. Teve a parceria dos Municípios de Famalicão, Lousada, Foz Côa, Torre de Moncorvo, da SBI de Itália, Município de Sagunto (Espanha), do Instituto Português do Desporto e Juventude e Clube UNESCO para a Diferença Intercultural.
Foram quarenta os jovens delegados eleitos que puderam testar o seu quadro de competências enquanto líderes ao nível da Educação Intercultural, Educação para a Sustentabilidade, Pequenos Projetos de Impacto Local e ao nível da Democracia Participativa, tendo como pano de fundo a Estratégia Europeia para a Juventude.
A base foi em Foz Côa, mas as atividades de formação e educação não formal passaram por Torre de Moncorvo, Meda, Sernancelhe, Penedono e Figueira de Castelo Rodrigo.
Esta atividade foi apoiada pelo Programa Erasmus + da União Europeia e todos os participantes foram certificados com Youth Pass.
ANIMA Camp desafia jovens líderes a passarem de “participantes e protagonistas”
You may also like
Tendo como pano de fundo o projeto educativo da PASEC para 2024.25 e integrado na comemoração dos 23 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “Os Caminhos da Regeneração – O Capítulo Final” perante uma Casa das …
Tendo como tema de fundo “Tempo e Regeneração”, o Survival Camp 2025 procurou estudar, refletir e perceber a Agenda 2030 da Nações Unidas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as novas formas de ativismo ambiental com base na Cidadania Global …
No âmbito do Plano Nacional das Artes, o Agrupamento de Escolas Dona Maria e a PASEC levaram a cabo o projeto de cocriação artística “200 anos de Camilo Castelo Branco”. Mais de 50 as crianças e jovens participantes subiram a …