Back

Plano de Combate 2025 envolve 2300 jovem a refletir e pensar o “território sustentável”

Plano de Combate 2025 envolve 2300 jovem a refletir e pensar o “território sustentável”

Teve lugar no passado dia 4 abril, pelas 21h30, na Casa de Delães, em Delães (Famalicão), a final do concurso de ideias internacional “Plano de Combate 2025”, organizado pela PASEC e organizações parceiras. Foi o maior “Plano de Combate” de sempre com 2300 jovens envolvidos e finais em5 territórios, com destaque para os concelhos de Lousada e Famalicão.

O tema deste ano foi “Por um território sustentável…”, integrado no tema geral do ANIMA 2025 (Encontro Internacional de Animação Sociocultural) “Os caminhos da transição e regeneração…”.

Estiveram presentes como Jurí o Diretor do IPDJ Norte, Vítor Dias, que enunciou “o crescimento sustentável e impactante da PASEC no contexto nacional”. Este ressalvou que a PASEC é um caso de estudo e uma organização inigualável no contexto do protagonismo juvenil internacional. Esteve ainda a Vereadora da Interculturalidade do Município de Famalicão, Sofia Fernandes, que referiu a PASEC “como estar em casa”. Esteve o Vereador da Cultura do Município de Famalicão, Pedro Oliveira, que acentuou o trabalho da PASEC na comunidade, com as famílias e os jovens em maior situação exclusão. Esteve também o Vereador da Juventude do Município de Guimarães, Nelson Felgueiras, que enfatizou o exemplo da PASEC como escola de Inovação Social. A estes juntaram-se ainda o Secretário Executivo da FNAJ, Eduardo Coturela e Carla Dias, Chefe da Divisão de Juventude do Município de Lousada.

No final da sessão a Presidente da PASEC, Sara Gomes, deu a conhecer os números do Plano de Combate 2025 e todo o alcance da iniciativa.

Integrado no ANIMA 2025, foram mais de 2300 os jovens envolvidos no concurso Plano de Combate através das suas várias eliminatórias e mais de 130 ideias de projeto. Foram apurados 10 para a final. Em formato de Pitch cada grupo teve 4 minutos para expor as suas ideias que depois eram avaliadas pelo Júri. A ideia vencedora foi o Espaço 24, um novo espaço de juventude aberto 24 horas aos jovens do território e com várias valências que pretendem promover o protagonismo juvenil

O Plano de Combate 2025 foi apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

O evento para além de concurso de ideias foi também um espetáculo interativo onde os jovens foram os protagonistas por inteiro de todo o processo de construção, encenação e apresentação. Atuaram as companhias artísticas da PASEC ADN (Teatro), Arena (Dança) e BPM (Música). Em palco estiveram mais de 80 jovens.