• b1
  • PASEC Advantage

    A vantagem de Ser Diferente

Rede Advantage

O Advantage assenta a sua ação no terreno em três ações que assumem como três redes de agentes institucionais interligadas.

- Special Sponsors Network - Rede de mecenas e patrocinadores que disponibilizam apoios concretos (como transporte para o local de trabalho aos jovens com necessidades especiais, um gestor social, equipamento técnico específico, entre outros) para os jovens com necessidades especiais no seu processo de integração profissional/social e sempre que possível, inclusive, situações concretas de emprego. 

Atuais Instituições incluídas na Rede: Associação Famalicense de Proteção e Apoio à Deficiência, APPACDM de Braga, Agrupamento de Escolas de Pedome, Didáxis Cooperativa de Ensino, Cooperativa Social TOTEM (Itália), 12 Stars (Eslováquia), Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Centro Social de Calendário e Associação de Moradores das Lameiras

- Special Agents Network – Rede de gestores sociais do projeto, uns cedidos pelas instituições parceiras, outros a título voluntário e que são os tutores diretos dos jovens envolvidos. Ver os gestores atualmente disponíveis no menu da PASEC Advantage,

Ainda neste capítulo criamos a Certificação Ge/So. (Gerar Soluções/Generating Solutions), uma certificação de aptidão pedagógica para técnicos que operam com jovens com necessidades especiais no contexto da sua empregabilidade. Os gestores socais do projeto são os primeiros a recebê-la e será mais uma forma de valorizar o seu trabalho fora do projeto e este contexto de atuação.

- Incubadoras de Atividades Socialmente Úteis -  Incubadoras de iniciativa jovem - Espaços geridos pelos Gestores Sociais articulados com as Special Sponsors Network que servem para a construção de projetos de intervenção cívica e participação juvenil no âmbito do tema “Somos todos a realidade Europa”. Este tema é centrado no papel dos jovens com necessidades especiais na construção da nova Europa, nas suas oportunidades, nas suas potencialidades e nas suas debilidades. Cada incubadora dá origem a um grupo juvenil que alinha a sua ação em atuações concretas, centradas nas necessidades dos seus membros e alinhada com os objetivos do Advantage. Como fim último os jovens com necessidades especiais são levados a viver o dia a dia  de uma empresa, a importância do processo de tomadas de decisão e a relevância da sua qualificação. As metodologias de educação não formal base, tendo em conta o público alvo, são a reflexão a partir da estimulação multissensorial e  a Reflexão Expressiva (Debate, introspeção e discussão a partir do Teatro, Música, Escrita, etc).

PASEC advantage