• b3
  • PASEC Underground Eurobairro

    Pontes para a Inclusão. Inclusão Inteligente em Comunidades de Risco

PASEC Underground Eurobairro

Apresentação1

A PASEC Underground Eurobairro é a área de intervenção da PASEC que gere os projetos e iniciativas em contexto de Complexos de Habitação Social e territórios de especial risco de exclusão. Centrada em ações de promoção da Educação para a Cidadania, Inclusão Social e Democracia Participativa, a PASEC Underground nasce como resposta a grupos juvenis e de adultos em especial risco de exclusão que habitam Complexos de habitação Social normalmente designados como "Bairros Sociais". Nasceu no âmbito do Projeto Underground, apoiado pelo Programa Erasmus + Juventude em Ação. Continuou e ampliou a sua ação com o projeto Eurobairro, apoiado pelo Programa Escolhas, promovido pelo Governo Português através do Alto Comissariado para as Migrações. Hoje gerimos dezenas de intervenções em dezenas de contextos e comunidades de risco.

A PASEC Underground pretende combater os fenómenos de extrema exclusão, iliteracia e marginalidade juvenis em contexto de bairro social. Ao mesmo tempo pretende transformar os bairros sociais envolvidos em comunidades que valorizam e potenciam a sua dimensão intercultural, ecológica, intergeracional e social como fontes de oportunidades de integração e afirmação tendo por base os princípios fundadores da União Europeia do respeito pela dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade e respeito pelos direitos do Homem.

Envolvemos uma população de centenas de jovens dos Complexos de Habitação Social das Lameiras, Bétulas, Cal e Acampamento de Meães em Famalicão. Estamos ainda a colaborar em intervenções em Mataduços e Gondar em Guimarães. Atualmente intervimos ainda em Braga em parceria com a Braga Habitat, Empresa Municipal de Habitação Social de Braga. São jovens na sua maior parte vítimas do insucesso escolar, estigmatizados pela sua proveniência, promotores de comportamentos desviantes traduzidos em fenómenos de marginalidade e pequena criminalidade e com graves índices de iliteracia. A título de exemplo, trabalhamos com mais de 50 jovens com mais de 18 anos que ainda não concluíram o 9º ano de escolaridade e com mais de 30 que ainda não chegaram aos 16 e estão ser seguidos pelas respetivas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Mais de meia centena são jovens oriundos da comunidade cigana.

A nível internacional envolvemo-nos em projetos na Turquia (Ankara), Espanha (Madrid), Itália (Lombardia) e em Cabo Verde (Praia, Tarrafal e Mosteiros).

17862609 1298418520243850 876102116924143699 n

12778680 1123703394359817 3883592890819969252 o