• b3
  • PASEC Underground Eurobairro

    Pontes para a Inclusão. Inclusão Inteligente em Comunidades de Risco

Intervenções

Principais Intervenções 

Rede de Mentores/Tutores Educativos

Esta medida visa ser aplicada diretamente no contexto escolar e comunitário. Todos os jovens direta e indiretamente envolvidos no projeto são acompanhados por uma equipa tutores/mentores que acompanha e monitoriza o seu percurso escolar, o sucesso do mesmo, os momentos de apoio ao estudo e faz a ponte entre a escola e o encarregado de educação, mediando situações de encaminhamento para respostas de educação não formal complementares (privilegiando as do projeto) e ajudando a criança/jovem em causa a definir de forma progressiva o seu projeto de vida.

Locais de Intervenção: Complexos de Habitação Social das Lameiras, Cal, Bétulas e Acampamento de Meães.

IMG 4831

Bolsa de Voluntários 

A Bolsa de Voluntários gere uma bolsa de tutores de pares jovens nacionais e estrangeiros (presentes em Portugal ao abrigo do Serviço Voluntário Europeu) que são integrados a título de facilitadores nas mais variadas iniciativas do Projeto. Esta mesma bolsa cresceu com o avançar do projeto e permite a jovens das comunidades Eurobairro que queiram desenvolver atividades de voluntariado a sua integração em projetos de voluntariado em instituições parceiras envolvidas de alguma forma na vida comunitária dos bairros. A ideia passa por capacitar os jovens das comunidades ao nível da gestão e envolvimento de dinâmicas de solidariedade social melhorando as suas competências cidadãs.

Locais de Intervenção: Complexos de Habitação Social das Lameiras, Cal, Bétulas, Acampamento de Meães e Casa das Ideias.

Grupos Informais Juvenis de Percussão

Tendo por base um trabalho já bem sucedido no Complexo de Habitação Social da Cal demos corpo a vários Grupos Informais Juvenis de Percussão que desenvolvem um plano de ação e educação não formal centrados em dinâmicas e processos pedagógicos que têm por base a Percussão em todas as suas variantes.

Locais de Intervenção: Complexo de Habitação Social da Cal, Bétulas e Agrupamento de Escolas D. Sancho.

Gabinete Itinerante de Emergência Social a Acompanhamento Psicossocial

De uma forma itinerante, passando com uma periodicidade quinzenal por cada um dos territórios, é dado apoio em questões concretas de apoio social que sejam necessárias resolver. Dando alguns exemplos: encaminhamentos junto da segurança social; apoio na gestão de situações burocráticas; mediação de situações de conflito entre vizinhos; etc.

Só são mesmo dadas respostas a situações que não estejam contempladas noutras ações e de urgência.

Locais de Intervenção: Complexos de Habitação Social das Lameiras e Cal.

Oficina de Dança e Expressão Corporal

Oficina de Dança e Expressão Corporal é uma oferta pedagógica complementar do projeto. Aproveitando o potencial mobilizador associado às dinâmicas de expressão corporal e dança levamos a cabo um plano pedagógico centrado em danças e tipologias de expressão corporal centradas nas tradições das populações de cada território de intervenção. As produções têm por base as situações do seu dia a dia e são ao mesmo tempo um processo de auto reflexão do grupo sobre si mesmo e sobre a vida do território que ocupa. Privilegiaremos os registos de dança de cariz mais intercultural e as dinâmicas de expressão corporal que permitam a participação, inclusive, dos jovens ou crianças sem tanta apetência para a dança no concreto.

Locais de Intervenção: Complexos de Habitação Social das Lameiras, Casa das Ideias, Escola Básica Dona Maria 2 e Cal.

IMG 4837

Academia de Desportos de Rua e Natureza

Criamos a iniciativa Academia de Desportos de Rua e Natureza onde integramos para além do futebol de rua, o vólei de exterior, a prática do Geocashing (procura de tesouros por GPS), o Street Basket e circuitos de Desporto Adaptado. Incluimos também workshops de desportos aventura durante as férias escolares. A primazia vai, no entanto para o futebol de rua. Esta iniciativa está intimamente ligada aos Campos de Trabalho e Formação a ter lugar durante os meses de verão como atividades de mobilidade nacional e internacional.

Locais de Intervenção: Complexos de Habitação Social das Lameiras, Cal e Casa da Ideias.

Oficinas de Meditação

É centrada na implementação de dinâmicas grupais de introspeção e meditação que capacitem as crianças e jovens ao nível da focalização, concentração, gestão do stress e promovam o autoconhecimento. Visa promover melhorias nas capacidades de concentração, perceção, autoimagem, autodisciplina e gestão de conflitos pessoais numa experiência grupal que parte da experiência de vida de cada um num processo de revisão de vida. Visa fazer face ao stress psicológico gerado pela pressão dos resultados escolares, despertar cada um para importância dos momentos de pausa e introspeção através da reflexão grupal contemplativa.

Locais de Intervenção: Agrupamento de Escolas D.Maria II, Camilo Castelo Branco e Casa das ideias.

Intervenção Socioeducativa em contexto escolar centrada na Metodologia de Simbologia Grupal

Esta iniciativa tem como objetivos promover hábitos de trabalho de grupo, concertação, negociação e tomadas de decisão que potenciem uma atitude mais proactiva e responsável na sala de aula. Por outro lado pretende-se desenvolver a autocrítica, a autonomia pessoal no processo de procura de soluções para as questões relacionadas com a gestão do dia-a-dia. Pretende-se ao mesmo tempo desenvolver a consciência do “eu” e do “nós” sendo que cada um é o responsável pelas consequências dos seus sucessos e insucessos. Recorreremos ao complemento e reforço da componente letiva através um plano de ação centrado nas necessidades socioeducativas do grupo, partindo de uma análise de potencialidades com ações assentes nos pressupostos da Pedagogia Participativa. Recorreremos ao livre debate e reflexão simbólica como forma de reforço da coesão grupal.

Locais de Intervenção: Agrupamento de Escolas D. Maria II, Camilo Castelo Branco e Casa das ideias.

IMG 5205

Bolsa de Oportunidades - Formação ao nível do Serviço Voluntário Europeu e Disponibilização de outras oportunidades de Mobilidade Europeia

Tratasse de uma Bolsa de Oportunidades de Formação ao nível do Serviço Voluntário Europeu e Disponibilização de outras oportunidades de Mobilidade Europeia.

Locais de Intervenção: Casa das Ideias.

Planos de Ação Ecobairro - Plano de Promoção Ed. Cidadania e Ed. Ambiental geridos por grupos informais juvenis de intervenção local 

Espaços “Animateca Ecobairro” - As Animatecas Ecobairro (AE) pretendem ser espaços de socialização geridos por grupos juvenis de intervenção local que de uma forma integrada e coordenada intervêm nas suas comunidades no contexto ambiental, político e social. A alicerçar a sua ação estarão planos locais de promoção da Educação para a Cidadania e Educação Ambiental com base nos princípios da sustentabilidade que de forma faseada alterarão a realidade física, social e ecológica do bairro tendo por base a identidade europeia.

Locais de Intervenção: Complexos de Habitação Social das Lameiras, Cal, Bétulas e Acampamento de Meães.

IMG 5135

SIDL 1 - Soluções Inovadoras de Desenvolvimento Local - Circuitos Turísticos de Educação Intercultural

Os próprios jovens desenham circuitos turísticos com base em experiências interculturais reais a viver em contexto de bairro social. Existem circuitos itinerantes entre bairros e circuitos de bairro. Os mesmos oferecem experiências centradas em Oficinas de Expressões e Momentos Experimentais (Ex: Dança, Gastronomia, Partilha de Histórias de Vida, etc.). Estas oficinas estam alinhadas numa visita em formato de roteiro em que os visitantes são levados a conhecer, ao mesmo tempo, o dia-a-dia do bairro.

Locais de Intervenção: Complexos de Habitação Social das Lameiras, Cal, Bétulas e Acampamento de Meães.

SIDL 2 - Soluções Inovadoras de Desenvolvimento Local - Eurobairro Art Centre

O Eurobairro Art Centre funciona como Agência Artística de promoção dos produtos culturais que nascem no seio das oficinas artísticas e multimédia do projeto. Com base nos produtos das Oficinas Artísticas e Multimédia do projeto são produzidos espetáculos com encenações teatrais, música, percussão e edição vídeo que permitem mostrar o trabalho desenvolvido no projeto. Recorremos a sponsorização externa e todas as receitas geradas são afetas ao apetrechamento das Animatecas Ecobairro. Por outro lado com esta iniciativa pretendemos apoiar todos os jovens que integrem o projeto e queiram seguir uma carreira artística.

Laboratórios de Ação Democrática

São momentos de reunião que integram os jovens coordenadores dos Espaços Ecobairro, a equipa técnica permanente do projeto e especialistas externos convidados. Acontecem de 3 em 3 meses e pretendem sobretudo fazer o ponto de situação sobre os reais níveis de participação de todos os atores envolvidos. Os especialistas externos convidados são avaliadores externos de todo o processo de debate desencadeado. O modelo de análise será a Escada da Participação Juvenil de Roger Hart.

Locais de Intervenção: Casa das Ideias.

Formação orientada para as TIC e Literacia Digital

Processo formativo orientado para as TIC no sentido de promover a Inclusão e Literacia Digital das crianças e jovens centrado nos seguintes conteúdos: Funcionalidades do Sistema Operativo; Ferramentas Oficce; Internet e Redes Sociais; Edição e Manipulação de Imagem e Vídeo. Os jovens com idade superior a 14 anos são também facilitadores do processo formativo junto das crianças.

Locais de Intervenção: Complexo de Habitação Social das Lameiras, Cal, Meães e Casa das Ideias.

Formação Orientada para as TIC para adultos como processo complementar a ações de alfabetização

Com o apoio de jovens com idade superior a 14 anos diretamente envolvidos no projeto e que agem como agentes facilitadores do processo formativo, levamos a cabo ações de formação centradas na albabetização dos adultos/familiares (dos jovens diretamente envolvidos no projeto) e que apresentam graves indices de iliteracia. Este processo pedagógico está ancorado em exercícios de literacia funcional e digital em que recorremos ao complemento das TIC.

Locais de Intervenção: Complexo de Habitação Social das Lameiras e Casa das Ideias.