Eurobairro abre-se à comunidade

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias UnderGround

Entrega de Troféus pela Vice Presidenre da PASEC Mariana Vilas Boas

Nas últimas semanas do ano de 2021, o projeto Eurobairro Underground-E8G levou a cabo a atividade “Eurobairro UP”, integrada na iniciativa “Escolhas de Portas Abertas 2021”, do Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações (ACM). Esta ação teve como principal objetivo promover a prática desportiva saudável e inclusiva, entre os vários territórios e comunidades abrangidas pelo projeto. 

As atividades foram abertas à comunidade, e pretenderam tornar públicas algumas das principais ações do projeto, a sua dinâmica e as competências adquiridas pelos jovens que têm protagonizado o projeto, tendo sido estes os principais atores das atividades promovidas. O projeto Eurobairro Underground-E8G tem, a partir da Academia de Desportos de Rua e Natureza, 6 grupos desportivos a trabalhar semanalmente, com participantes dos 4 principais territórios de intervenção do projeto (Complexo Habitacional (CH) das Lameiras, CH Cal, Urbanização das Bétulas e Acampamento de Meães). 

A Eurobairro UP teve em especial destaque a organização de competições desportivas “interbairros” a partir do futebol de rua e os desportos da natureza, nomeadamente, o geocaching (procura de tesouros, recorrendo ao uso de coordenadas de geolocalização), entre outras atividades de promoção de espírito de competição e de equipa. Esta atividade envolveu mais de 150 crianças e jovens, de várias faixas etárias e ambos os géneros (equipas masculinas, femininas e mistas), incluindo tutores de pares.

A presidente da PASEC, Sara Gomes, a Vice Presidente da PASEC, Mariana Vilas Boas, o Presidente da Associação de Moradores das Lameiras Jorge Faria e ainda, em representação do Programa Escolhas, a Dra. Glória Carvalhais, estiveram presentes nos vários encontros, e entregaram os prémios individuais e coletivos para as equipas vencedoras e participantes que mais se destacaram.

A Coordenadora do Projeto, Tânia Oliveira, destacou esta iniciativa como essencial para a promoção de competências sociais enquanto fator promotor da autonomia e desenvolvimento de espírito competitivo, de equipa e fair-play dos participantes e das comunidades que o projeto abrange..

O projeto Eurobairro Underground-E8G é financiado pelo Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações- ACM e tem como principal objetivo a inclusão social de crianças e jovens dos territórios mais excluídos e desfavorecidos contribuindo para a promoção do sucesso escolar e da participação social. O projeto é desenvolvido pela PASEC e Município de Famalicão em parceria com a AML, Agrupamento de Escolas (AE) Camilo Castelo Branco, AE de Ribeirão, AE Don Sancho I, AE Dona Maria II, CPCJ e Federação portuguesa de Alex Ryu Jitsu.

Participantes do projeto Eurobairro presentes nas atividades Eurobairro Up