“O mundo não tem tempo para a nossa falta de tempo…” – Conclusão do Anima Fórum Camp

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

participantes do Anima Fórum 2022

“O mundo não tem tempo para a tua falta de tempo” foi uma das conclusões do Anima Fórum organizado pela PASEC em Celorico da Beira. 

Foram quarenta os agentes educativos selecionados para participar numa ação de formação internacional que envolveu participantes de Espanha, Portugal e Itália e esteve integrada no ANIMA 2022 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural e contou com o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia. 

Tendo como tema de partida “Ser ou não ser personagem secundária”, o programa contou com Masterclasses de Dani Dieguez de Espanha, Jacinto Jardim de Portugal e Stefano Bottelli de Itália. Foram ainda realizados vários Workshops sobre redes de trabalho colaborativo e métodos e técnicas de envolvimento social dos jovens através das artes performativas. 

O programa cultural contou com os Knigths of Silence, conjunto de cantores e músicos PASEC, o cantor Luís Travassos e uma noite ligada à cocriação artística. 

O encontro pretendeu refletir as novas formas de educação não formal e animação socioeducativa que pretendem potenciar projetos que promovam o protagonismo juvenile empreendedorismo social junto de jovens em risco. Ao mesmo tempo pretendia-se desenvolver novas abordagens relativas aos métodos de Simbologia Grupal, Focus Group e modelos de cocriação artística com jovens em situação de exclusão. 

Nas palavras de Jacinto Jardim, a PASEC revela um dinamismo único ao nível do empreendedorismo social juvenil traduzido no ecossistema que é capaz de geral para os jovens e os projetos que estes pretendem empreender. Por sua vez, Sara Gomes, Presidente da PASEC, realçou o Anima Fórum como um viveiro de ideias de projetos de protagonismo juvenil e o mais importante momento de formação internacional organizado pela PASEC para agentes educativos. 

O Anima Fórum, para além do apoio do Programa Erasmus +, teve o apoio do Município de Celorico da Beira, da SBI de Itália e a Associação JEDAIS de Espanha.

participantes do Anima Fórum 2022 2