Crianças e Jovens discutem os Líderes do Amanhã

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

AIJ20.21 Um dos momentos de abertura

Teve lugar entre os dias 20 de dezembro de 2020 e 13 janeiro 2021 os principais momentos de formação da Assembleia Internacional Juvenil 20.21, organizada pela PASEC em parceria com organizações internacionais de juventude de Itália e Espanha e apoiada pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

Foram mais de trinta as atividades realizadas em três países em simultâneo (Itália, Portugal e Espanha). Adaptada aos atuais tempos de pandemia COVID 19, as atividades foram realizadas por grupos de trabalho para evitar ajuntamentos e cumprindo as regras de saúde pública exigidas.

As dezenas de ações tiveram um formato online e presencial a partir do tema integrador "Os Líderes do Amanhã". O tema principal da AIJ. 20.21 foi "Habitamos nas Margens para além do Horizonte", mas estes últimos dias foram dedicados a descobrir as qualidades que as crianças e jovens têm de ter para enfrentar os desafios que ainda não foram inventados. Foi um dos principais pontos de reflexão que, numa fase em que exige aos cidadãos rápidas adaptações, sacrifícios e que até se abdiquem de liberdades que se consideravam como adquiridas, é fundamental formar “as gerações futuras” sobre o compromisso com a Democracia, a Liberdade e a Educação para a Cidadania Global.

Tiveram lugar Masterclasses com especialistas internacionais, realizaram-se vários Workshops Artísticos, Reflexões, Debates Online, Sessões de Animação Desportiva, Espetáculos Online e muitas mesas redondas.

As atividades tiveram lugar em 7 territórios, 3 países e envolveram mais de oito centenas de crianças e jovens.

No final foi aprovado uma declaração final intitulada “Preparar os Desafios que ainda não foram inventados…os Líderes do Amanhã…”.

A Assembleia Internacional Juvenil continuará ainda durante o mês de janeiro e fevereiro de 2021 em formato online, integrando desta vez cinco países Portugal, Espanha, Itália, Hungria e Albânia.

AIJ 20.21 Um dos grupos de trabalho