ANIMA 2020 envolverá mais de 8000 pessoas e agentes educativos

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Serão dezenas as ações culturais levadas a cabo no ANIMA 2020

Tendo como tema de partida “As origens do Bem” o ANIMA 2020 envolverá mais de 8000 pessoas e agentes educativos. Tendo como base o projeto Origins, apoiado pelo Programa Erasmus +, será o maior Encontro Internacional de Animação Soicocultural de sempre.

A PASEC e organizações parceiras organizam pelo 10º ano consecutivo o ANIMA, com o objetivo de promover a Animação Sociocultural e Educação Não Formal como modelos de inovação e impacto social.

O ANIMA é um dos maiores eventos internacionais de Animação Sociocultural e Educativa e envolverá mais de 8000 pessoas só este ano e inclui ao longo de 3 meses Campos de Formação, espetáculos, lançamentos de livros, concursos de ideias, congressos, entre outros. Divide a sua ação entre Portugal, Itália e Espanha.

O programa já começou no passado dia 24 fevereiro com o evento Mundialito.com - Eurobairro Cup 2020, um torneio nacional de Futebol de Rua para jovens em contexto de bairro social. Seguir-se-ão nos dias 24 e 25 março o Encontro Nacional de Formação de Técnicos de Juventude e entre os dias 20 a 27 de março o Concurso de Ideias "Plano de Combate 2020"  onde estarão envolvidos mais de 1500 jovens divididos por 110 equipas sobre o tema "ONG's e Projetos que promovem o bem comum...". A final terá lugar no dia 27 março em Famalicão.

Seguem-se entre 30 março e 1 abril o Campo de Formação "Start Up Social Inovation Pré-Anima", no Gerês, entre 3 a 14 de abril, o ANIMA Camp - Semana de Formação de Jovens Animadores, entre 17 e 18 de abril, o ANIMA Masterclass 2020 - Congresso Internacional de Animação Socioceducativa na Escola Superior de Educação de Coimbra e a 29 abril o Espetáculo - "As Origens do Bem" na Casa das Artes de Famalicão às 21h00.

Para além destas terão ainda lugar lançamentos de livros, exposições, missões culturais e humanitárias, entre outros eventos.

O ANIMA 2020 e o projeto Origins, nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, “partem daquele que é um dos principais desígnios europeus, a promoção de uma estratégia para inclusão e capacitação para jovens marginalizados, nomeadamente jovens migrantes ou de minorias.”

Ao longo do ANIMA 2020, através do projeto Origins, pretende-se desenvolver, testar e afirmar um novo método não formal de Educação para a Cidadania Global assente no princípio do protagonismo juvenil e do Método da Animação, envolvendo os jovens na construção de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores basilares para a promoção do respeito pelos direitos humanos, justiça social, paz, diversidade, igualdade de género e sustentabilidade ambiental. Um dos principais objetivos é capacitar os participantes para a reflexão crítica sobre os legados e os processos sociais das suas culturas, para imaginarem soluções futuras diferentes e para assumirem responsabilidade sobre as suas decisões e ações.