Método PASEC vence Prémio BPI 2018

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

PASEC vence Prémio BPI

O Método PASEC assente no Protagonismo Juvenil e na Simbologia Grupal foi distinguido com o Prémio BPI 2018. O prémio foi entregue no Centro Cultural de Belém em Lisboa, no passado dia 26 junho, por António Barreto, importante sociólogo português e Santos Silva, Presidente Honorário do BPI. 

Premiado pelo seu carater inovador e diferenciador, a Simbologia Grupal, método PASEC apresentado a concurso, foi distinguido pelo facto de colocar no centro do processo de desenvolvimento social e comunitário o individuo, através de ações de formação e capacitação centradas e alimentadas por estruturas grupais informais e autónomas, todas elas ligadas em rede. A representar a PASEC esteve o seu Secretário Geral, Abraão Costa e as Animadoras Francisca Mendes e Ana Carolina Araújo. Para além da PASEC, nos Prémios BPI Solidário, foram distinguidas mais 20 instituições. 

A Simbologia Grupal, também denominada Pedagogia Participativa Simbólica, é assente nas sinergias entre a Educação Formal e Educação Não Formal, com a Pedagogia Participativa e Educação de Pares como pano de fundo, complementada por atividades de mobilidade, projetos de associativismo juvenil e voluntariado e em constante interação com o meio e com a comunidade. Chama-se Pedagogia Participativa Simbólica porque o ponto de partida do modelo assenta num processo de aprendizagem partilhada (em que os jovens aprendizes são ao mesmo tempo tutores/atores de processos de aprendizagem) que interliga a educação formal e a não formal em processos pedagógicos significativos assentes nas vivências mais simbólicas e representativas do quotidiano dos jovens alvo do projeto.