PASEC em projetos de diálogo intercultural no Vietname e Camboja

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Delegação portuguesa em Hoi An

Uma delegação da PASEC composta pelos Animadores Abraão Costa, Sofia Ferreira e Patrícia Ribeiro esteve no Vietname e Camboja entre os dias 31 de Abril e 13 de Maio juntamente com outras delegações sul americanas (da Colômbia e Argentina) e uma delegação espanhola no âmbito do projeto “Origins”, um projeto internacional de diálogo intercultural no âmbito da Rede Internacional de Grupos Informais PASEC In Group e Clube UNESCO para a Diferença Intercultural, presidido pela PASEC.

O projeto “Origins” centrasse no conhecimento e estabelecimento de contactos e parcerias com associações comunitárias que operam em locais ou territórios Património da Humanidade distinguidos pela UNESCO. O projeto tenta demonstrar como o facto de estes territórios estarem classificados como Património da Humanidade contribuiu para que fossem gerados processos de desenvolvimento local capazes de tirar da pobreza milhões de pessoas ao mesmo tempo que foi possível ter em conta a proteção ambiental e a preservação do património cultural e ecológico para que as futuras gerações também possam usufruir destes mesmos territórios.

Os primeiros 10 dias foram passados no Vietname onde foi possível estar em contacto com as comunidades de Hue, Hoi An, Dan Ang e nas cidades de Ha Noi e Ho Chin Minh, cada qual com quase dez milhões de habitantes. Foi possível, para além das interações com as associações locais, com os seus projetos e a visita aos locais Património da Humanidade, conhecer a brutal realidade da Guerra do Vietname que produziu mais de 3 milhões de mortos.

Depois a delegação arrancou para Siem Riep, no Cambodja, onde visitou vários projetos socias contra a extrema exclusão que usam o ensino profissional das antigas formas de artesanato local e artes locais como forma de capacitação dos jovens locais, mais de 80% deles analfabetos.

O projeto terá agora lugar em 2018 no Médio Oriente e em 2019 na China.

Delegações do projeto nos antigos campos de combate da Guerra do Vietname

Delegação portuguesa nos antigos campos de combate da Guerra do Vietname