PASEC distinguida a nível nacional e europeu

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Organização foi visitada pelos Diretores do Programa Erasmus + e novo Diretor do IPDJ 

Momento em que os jovens da PASEC explicam parte do trabalho artístico que desenvolvem aos decisores políticos

A PASEC recebeu na passada sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, a visita do Diretor do Programa Erasmus + Juventude em Ação, Dr. Pedro Soares, do Diretor Adjunto do Programa Erasmus + Juventude em Ação, Dr. Pedro Reis, do novo Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias e do Vereador da Educação e Conhecimento do Município de Famalicão, Dr. Leonel Rocha, numa iniciativa organizada pelo Programa Erasmus + da União Europeia que serviu para apresentar a PASEC como uma das organizações que mais destacou ao nível nacional e europeu pela qualidade dos projetos desenvolvidos, por ter sido considerada projeto inspirador da União Europeia em 2015 e 2016 e pelas avaliações efetuadas pelas várias agências europeias que destacam a PASEC como promotora de boas práticas em várias domínios, nomeadamente nas áreas da Inclusão Inteligente, Capacitação e Educação Não Formal e ainda na área da inovação social.

O Diretor do Programa Erasmus +, Dr. Pedro Soares fez questão de referir que acompanha o trabalho da PASEC nos últimos anos e que sucessivamente, avaliação após avaliação, a PASEC é capaz de se superar e surpreender com novos projetos vocacionados sobretudo para jovens com menos oportunidades.

O novo Diretor do IPDJ, Dr. Vítor Dias, referiu que não o surpreende o nível a que a PASEC chegou, porque acompanha a organização à quase 10 anos e refere que sempre se souberam antecipar aos problemas e apresentar soluções inovadoras para os principais problemas das comunidades juvenis com que operam. Salientou a PASEC como um laboratório de projetos de inovação social que tem possibilitado o nascimento de novas organizações juvenis e que tem ajudado a formar centenas de jovens.

Por sua vez o Vereador da Educação e Conhecimento do Município de Famalicão, Dr. Leonel Rocha, salientou a sinergia e parceria que o Município mantém com todo o tecido associativo, nomeadamente com a PASEC. Referiu o papel da PASEC no trabalho com os jovens em maior risco de exclusão.

A finalizar, o Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa, agradeceu o reconhecimento público das organizações presentes e em nome da Direção da organização assinalou que espera que a PASEC possa continuar a estar à altura das responsabilidades que desemenda atualmente.

A acompanhar a comitiva esteve uma equipa de reportagem que está a registar algumas das melhoras boas práticas do Erasmus + em Portugal.  Durante a visita institucional atuaram a Companhia de Percussão da PASEC, 2.90, a Companhia de Teatro da PASEC ADN e a Companhia de Expressão Corporal e de Dança da organização, Arena.

Momento de Reunião entre os dirigentes políticos e jovens da PASEC