PASEC junta centenas de jovens na discussão dos desafios do Protagonismo Juvenil

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Grupo presente no encontro em Famalicão

Teve lugar entre Agosto e Novembro os primeiros encontros nacionais do projeto “Be a Pro” da PASEC, considerado projeto inspirador 2016 pela União Europeia que envolveram mais de uma centena de jovens na discussão do protagonismo juvenil como fator de promoção do desenvolvimento integrado e democrático das sociedades. Depois de São Pedro do Sul que juntou participantes do centro do país, foi a vez de Famalicão que juntou participantes do norte de Portugal Continental.

O  objetivo do projeto visa refletir, aprofundar e partilhar experiências relacionadas com as dinâmicas de Protagonismo Juvenil a partir do slogan “Jovens que Participam e decidem”.  Os grandes objetivos são:

- Elaborar e apresentar em diálogo estruturados com os decisores políticos um “Plano Estratégico para a Promoção do Protagonismo Juvenil em Portugal”, com cinco áreas temáticas concretas: Educação, Política, Ambiente, Cultura e Problemáticas Sociais. Será divulgado à escala nacional, junto dos orgãos de comunicação social e organismos governamentais, com medidas concretas com base nas reflexões a elaborar. Contaremos com o contributo dos decisores políticos e o envolvimento das Juventudes Partidárias enquanto observadores participantes.

- Refletir e elaborar a “Carta Magna do Protagonista Juvenil”, com os direitos, deveres, áreas de actuação e campos de oportunidade  do Protagonista Juvenil com o contributo dos decisores políticos, dando um primeiro passo no sentido de criar um Estatuto do Protagonista Juvenil e Organizações Promotoras do Protagonismo Juvenil enquanto instrumento político e social, tendo por base o modelo da Escada da Participação Juvenil;

- Dar aos jovens em situação desfavorável, e ainda assim, líderes de comunidades juvenis, a oportunidade de, com base nas suas vivências, desenvolverem as suas competências de gestão de dinâmicas e processos de promoção do Protagonismo Juvenil.

- Trazer para o debate em torno das Políticas de Juventude a participação dos jovens nos partidos políticos e sistema político e a importância da promoção do Protagonismo Juvenil enquanto prioridade em Portugal e na Europa como modelo potenciador de um Desenvolvimento Sustentável a longo prazo.

A ação que está ser desenvolvida visa complementar as reformas das políticas aos níveis local, regional e nacional, e apoiar o desenvolvimento de políticas de juventude baseadas no conhecimento e dados factuais, bem como o reconhecimento da aprendizagem não-formal, nomeadamente através do reforço da cooperação política, de uma melhor utilização dos instrumentos de transparência e reconhecimento da UE e da divulgação de boas práticas.