ANIMA 2016 da PASEC une 3 continentes e 7 países

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Participantes na Semana de Formação do ANIMA 2016

Terminou o ANIMA 2016 com dez dias de formação sobre os novos modelos de inclusão inteligente que permitem incluir no planos profissional e formativo os jovens em especial risco de exclusão, nomeadamente os designados Jovens NEET (que não trabalham, não estão na escola nem em formação), facilitando a sua integração e acesso ao mercado de trabalho bem como ao ensino superior. Esta ultima semana e meia de formação começou em Coimbra e terminou em Famalicão juntando educadores, animadores e agentes educativos portugueses, italianos, eslovenos, romenos, croatas, cabo-verdianos e turcos.

O Anima (em latim “dar alma) pretendeu este ano capacitar, em termos técnicos, pedagógicos e metodológicos centenas de jovens agentes educativos, mas também leva-los a ter um conhecimento estruturado na premissa “da  permanente atualização” sobre o fenómeno dos NEET, quer no seu país, que no contexto europeu e internacional.

Para além disso foi possível atingir outros 3 objetivos muito concretos. Primeiro, foi possível potenciar agentes educativos de sete países diferentes (de 3 continentes) ao nível de técnicas, métodos e dinâmicas pedagógicas e de educação não formal que permitam devolver jovens NEET a processos de formação e inclusão profissional.

Segundo, jovens agentes educativos envolvidos conseguiram, através das metodologias exploradas, revelar, disseminar e divulgar novas formas de reintegrar jovens NEET que conheciam através de dinâmicas de educação não formal, em contraposição com os modelos tradicionais de formação, educação ou profissionalização. Ainda durante o ANIMA foi desenhada uma proposta de um novo dispositivo metodológico de ação e capacitação de agentes educativos, a partir do Método de Revisão de Vida, sustentado na base por métodos de educação não formal considerados inovadores e centrados em processos de desenvolvimento psicossocial: métodos de Simbologia Grupal, Team Building, Teatro do Oprimido e o “Learning by doing”. Por fim foi dado corpo à Rede Europeia “Pedagogy against NEET” de promoção das boas práticas pedagógicas no trabalho de envolvimento social e inclusão profissional de Jovens NEET. O ANIMA 2016 foi apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e envolveu mais de uma dezena de parceiros nacionais e internacionais.

Participantes na Semana de Formação do ANIMA 2016 2