ANIMA 2016 chegou a mais de duas mil pessoas
Teve lugar no passado dia 18 de Março, a Conferência Internacional “Dá-me o teu plano de combate: Empregabilidade Juvenil e Acesso ao Ensino Superior”, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, um dos momentos altos do ANIMA 2016, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, uma parceria internacional de mais de 10 organizações apoiada pela Programa Erasmus + na União Europeia e liderada pela PASEC e Município de Vila Nova de Famalicão.
Durante a conferência foram apresentadas os projetos finais de um concurso de ideias sobre formas de melhorar o acesso ao mercado de trabalho e ensino superior dos jovens em situação risco ou exclusão, também denominados Jovens NEET. Durante a conferência a Presidente da PASEC Susana Rocha, recordou que o ANIMA está hoje entre os maiores eventos internacionais de animação sociocultural. Foram dezenas de especialistas internacionais e nacionais presentes.
Neste primeira semana, o ANIMA ultrapassou os dois mil e duzentos participantes em mais de 40 eventos diferentes, num certame passou pelas cidades de Coimbra, Famalicão, Póvoa de Lanhoso e Praia (Cabo Verde) com representantes de 7 países. Tendo como tema integrador "Novas oportunidades de emprego e inclusão para jovens de risco", outro dos pontos altos do ANIMA 2016 foi o grande espetáculo "Há dias em que tudo muda...", no dia 15 de Março na Casa das Artes de Famalicão perante mais de quatrocentas pessoas. Ao mesmo tempo o Teatro Conferência "Empregabilidade Juvenil e Acesso ao Ensino Superior" passou por dezenas de instituições e escolas, envolvendo mais de mil e quatrocentos jovens no norte do o país.
O ANIMA, na sua oitava edição, tornou-se num dos maiores fóruns de Animação Sociocultural e Educativa internacionais não só pela sua singularidade, mas por pela multiplicidade de eventos que gera à sua volta. O formato metodológico do ANIMA é único. As conferências são sempre em formato de estudo de caso com a participação dos atores reais, seja através de espetáculo incluídos nas próprias conferências, seja através do seu testemunho real. São os jovens agentes educativos os protagonistas de todos os momentos de debate, intervenção e espetáculo, dando aos especialista o papel de avaliadores e comentadores. Os workshop's são eminentemente práticos e com demonstração real. Depois do tremendo sucesso desta primeira semana, o ANIMA avança para Cabo Verde.