PASEC traz UNESCO para Famalicão

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Delegação da PASEC no Perú de visita ao Clube UNESCO de Cuzco

A PASEC, por intermédia da ação concertada das suas duas estruturas, a PASEC InGroup e a PASEC ADN, possibilitará o nascimento do Cube UNESCO de Famalicão. Este novo serviço de grande alcance social e pedagógico disponibilizado pela PASEC ficará a funcionar na Casa das Ideias, em Santiago de Antas, Famalicão, ainda durante o mês de Outubro de 2015.

Este é mais um passo no trabalho de consolidação da PASEC na promoção da Educação Intercultural ao nível internacional numa parceria que inclui, para além da UNESCO, o Instituto português do Desporto e Juventude.

Os Centros ou Clubes UNESCO são grupos de pessoas (associações sem fins lucrativos, ONG, escolas, universidades, fundações, círculos culturais, sociais e administrativos da comunidade), de todas as idades, todos os horizontes, de todas as condições, que acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a Organização na sua missão. Estas estruturas têm como objetivo promover a UNESCO e os seus Programas, propagar os seus ideais através de atividades inspiradas nas atividades da Organização, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre os povos e difundir informação relativa à UNESCO junto do público. Em suma, constituem-se como um prolongamento da ação das Comissões Nacionais. Ao mesmo tempo é uma forma de reconhecer o trabalho de base feito por algumas organizações, como foi o caso da PASEC.

O primeiro Clube UNESCO surgiu no Japão em 1947, como um movimento espontâneo da sociedade civil. Em Portugal, o primeiro Centro UNESCO foi criado em 1989, no Porto.

A rede portuguesa de Centros e Clubes UNESCO conta atualmente com 27 Centros/Clubes de Norte a Sul do país, um dos quais em Paris, na secção portuguesa do Lycée International de Saint Germain-en-Laye.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO, é uma organização fundada eParis a 4 de novembro de 1946 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo através da educação, ciência, cultura e comunicações. O seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo. Um dos seus programas mais importantes são os de proteção dos patrimónios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação. A UNESCO criou o World Heritage Centre para coordenar a preservação e a restauração dos patrimónios históricos da humanidade, com atuação em 112 países.

Será já no próximo dia 16 do corrente mês a inauguração e assinatura da formalização do Clube UNESCO de Famalicão. Para a cerimónia estão confirmados o Diretor do Instituto Português da Juventude e a Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.