PASEC alarga raio de ação da Escola de Adultos Habitat

Escrito por Mariana ligado . Publicado em Noticias Habitat

A PASEC, Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, com base na ação integrada que a sua nova estrutura, a Casa das Ideias, possibilitou, tem vindo a consolidar as respostas sociais que tem no terreno. Foi assim que organizou a sua primeira "Semana da Educação Não Formal Intergeracional", entre os dias 12 e 15 de Novembro, dedicada sobretudo aos seus grupos de adultos e séniores que integram a Escola de Adultos Habitat, a funcionar desde Abril de 2014, na Casa das Ideias. A Escola de Adultos Habitat limitou-se, numa primeira fase, a uma intervenção restrita a Santiago de Antas e Famalicão e foi alargando a sua ação de forma sustentada. Hoje, para além do perímetro urbano, a Habitat tem um polo em São Martinho do Vale, numa parceria com a Junta de Freguesia Local e preparasse para estabelecer as suas primeiras parcerias com organizações europeias que trabalham no mesmo setor.

A Habitat da PASEC oferece aulas de Informática, Línguas Estrangeiras e Artes Plásticas bem como Oficinas de Yoga, Meditação, Simbologia Grupal, Teatro e pequenos cursos de ordem prática organizados de acordo com as necessidades levantadas pelos adultos e séniores que frequentam a Escola. Atualmente chega a 43 adultos e séniores, tem dois polos (Famalicão (Antas) e São Martinho do Vale) e uma oferta formativa e cultural que envolve mais de 10 disciplinas e oficinas técnicas, algumas ainda por arrancar. Todos os serviços são gratuitos.

Esta semana temática terminou com o tradicional Magusto de São Martinho e uma tertúlia que permitiu fazer uma avaliação do trabalho feito até à data. O impacto do trabalho desenvolvido pela Escola de Adultos Habitat tem sido de tal ordem que já foi visitada por diversos órgãos de comunicação nacionais, incluindo canais televisivos, que a referiram como um bom exemplo de intervenção sociocultural comunitária capaz de envolver adultos e séniores.
Em fase de restruturação, a PASEC está neste momento a reconverter e reorganizar as várias respostas sociais que oferece à comunidade. Irão nascer brevemente a PASEC ADN, que congregará todas as intervenções que a PASEC faz em contexto escolar e na área do Teatro Inclusivo, a PASEC Advantage, que integrará todas as suas ações pedagógicas com cidadãos portadores de deficiência, e a PASEC InGroup que agregará as suas redes de mais de cinco dezenas redes de grupos informais de crianças e jovens. Seguir-se-ão a reorganização das intervenções em contextos de complexos de habitação social e na área da Democracia Participativa.

habitat not 1