PASEC em missão cultural nos Balcãs

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Notícias Pasec Geo

e0e13d84 ff70 428b 8f6e faaba54bc38d

Teve lugar entre os dias 27 de maio e 5 de junho o Origins 2022, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade em países em desenvolvimento ou que estiveram envolvidos em conflitos armados. 

Este ano o Origins teve lugar na zona dos Balcãs e teve como pano de fundo a Guerra dos Balcãs que teve lugar entre 1991 e 1999. A missão cultural começou na Croácia, mas passou ainda pela Eslovénia, Montenegro e Bósnia Herzegovina. 

O primeiro dia de contactos foi em Zagreb, capital da Croácia. Entre outras, foram conhecidas consequência do terramoto de 2020. A cidade continua em plena reconstrução. 

Depois a missão evoluiu para a Eslovénia e passou pela capital Ljubljana, Bled e teve o seu ponto alto na visita às grutas Património Natural da Humanidade, as grutas de Postojna. Este foi o primeiro que sete locais Património da Humanidade, que estavam no epicentro da missão cultural. 

Os terceiro e quarto dias foram passados em visitas e contactos nas cidades Património da Humanidade de Trogir, Split e Dubrovnik. Teve particular importância a história de como Dubrovnik resistiu durante seis meses ao cerco das forças sérvias nos anos 90. A delegação pode conhecer na primeira pessoa mutas das histórias de terror e como todo o processo de reconstrução da cidade foi efetuado. Mais recentemente este foi o cenário da série “Guerra dos Tronos”. 

Entretanto a delegação pode conhecer a cidade de Kotor no Montenegro e o Fiorde de Kotor. De volta a Croácia, novamente a Dubrovnik, a delegação portuguesa da PASEC foi até à Bósnia Herzegovina conhecer a cidade de Mostar, que passados trinta anos apresenta ainda todas as marcas da Guerra dos Balcãs. Foi dado conhecer o complexo sistema de governo bósnio e a realidade das três comunidades dominantes no país, bósnios, sérvios e croatas. Esta sessão de trabalho terminou com uma sessão sobre as atrocidades praticadas durante a guerra na Bósnia Herzegovina, nomeadamente a história sobre o cerco de Sarajevo, capital do país. 

Os últimos encontros e sessões de trabalho do Origins 2022 tiveram lugar no Parque Nacional de Pletvice, na Croácia, Património Mundial Natural da Humanidade, considerado um dos cenários mais idílicos do mundo. 

Foram feitas dezenas de contactos com os parceiros locais, visitados quatro países, viajados mais de 7000 km. Foi de imediato apresentado Origins 2023 que em princípio regressará a território asiático.