FJI 2017 da PASEC junta centenas “à volta da geografia das emoções”

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Notícias Pasec Geo

Parte dos Participantes da Feira de Jogos Intercultural

A PASEC organizou uma vez mais a Feira de Jogos Intercultural. Perante mais de duzentas crianças e jovens no Parque da Devesa em Famalicão, o evento deste ano teve como tema “Á volta da Geografia das emoções”. A experiência passou por recordar momentos chave da história de países como a Turquia, Espanha, Lituânia, Portugal e Itália relacionados com as suas revoluções através de jogos gigantes. 

Apoiado pelo Projeto Geo, suportado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, a Feira de Jogos deste ano teve um caráter internacional com organização em simultâneo em Itália, Espanha e Turquia, chegando a mais 850 pessoas. Durante a abertura da Feira o Diretor do Programa Erasmus +, Dr. Pedro Soares, fez questão de lembrar que a PASEC e o Projeto Geo foram capazes de criar respostas inovadoras e inclusivas que dão respostas a centenas de jovens.

Numa altura em que comemora os 15 anos, o evento serviu também para recordar alguns dos melhores momentos da organização. Numa fase inicial tiveram lugar vários momentos artísticos. Atuou a Companhia de Dança e Expressão Corporal da PASEC “Arena”, atuou a Companhia de Teatro da PASEC, os ADN, turma 3, e ainda a Companhia de Percussão da PASEC “2.90”. 

Em seguida a Presidente da PASEC, Susana Paiva, deu as boas vindas a todos os presentes. Em seguida a Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Dra. Sofia Fernandes, lembrou a PASEC como polo de inovação social que hoje desenvolve um trabalho à escala nacional e internacional, recordando o apoio do Município de Famalicão às iniciativas da PASEC. Por sua vez, o Dr. Vítor Dias, Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, deu os parabéns à PASEC pelos seus 15 anos e afirmou a PASEC como um exemplo a replicar. Num discurso emocionado, recordou a PASEC como “casa de emoções e humanidade”, focando que estes são os exemplo que o mundo de hoje precisa.

Seguiram-se os jogos propriamente ditos. A Feira contou com 7 postos e sete equipas em competição. Os jogos foram concebidos pelos próprios participantes nas semanas que antecederam o evento, tendo para o efeito levado a cabo um processo de investigação-ação que envolveu toda a comunidade.

Um dos participantes da feira de jogos intercultural

Um dos jogos na Feira de jogos Intercultural