PASEC Geo avança em 5 países e chegará a mais de 1200 pessoas

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Notícias Pasec Geo

geo1

Com a Casa das Ideias sem espaço para albergar todos os interessados, foram muitas as dezenas de pessoas que assistiram à Conferência de Imprensa de Apresentação da PASEC Geo. Entre eles esteve o Diretor do Programa Erasmus + da União Europeia, Dr. Pedro Soares, o diretor do IPDJ, Dr. Manuel Barros e o Vereador do Desporto do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos.

Foi assim que no passado dia 29 de janeiro, pelas 11 horas, foi apresentada a PASEC Geo, o primeiro projeto português no âmbito das parcerias colaborativas para o Desporto promovidas pela União Europeia através do Programa Erasmus +.

O projeto Geo dá forma a uma parceria estratégica inteligente que visa promover a criação e desenvolvimento de novas redes europeias desportivas de resposta direta a comunidades de risco, nomeadamente aos grupos em maior risco de exclusão, cidadãos portadores de deficiência, cidadãos desempregados (incluindo Jovens NEET – jovens sem emprego, que não estão em formação nem na escola), jovens em situação de pobreza extrema e grupos da população excluídos devido ao facto de pertencerem a minorias ou etnias.

O Geo pretende ser uma rede europeia de soluções inovadoras de desporto inclusivo de combate aos fenómenos de extrema exclusão social através de uma resposta integrada de alcance europeu que encontra nos desportos de natureza, desporto adaptado e dinâmicas de desporto comunitário, respostas sociais inteligentes de inclusão e integração social para comunidades com populações em risco de pobreza extrema, portadores de deficiência e franjas da população vítimas do desemprego ou fenómenos raciais.

O projeto parte do princípio integrador “Ninguém a Menos”, que assume a prática desportiva coletiva (dos desportos de natureza, desporto adaptado e dinâmicas de desporto comunitário) como resposta contra a pobreza, contra a exclusão pelo facto de alguém ser portador de deficiência, e contra a falta de oportunidades de acesso à prática desportiva de qualidade pelo facto de estar desempregado ou provir  de uma situação sociocultural desfavorável.

Outros dos grandes objetivos a que a PASEC se propõe é uma grande discussão, partilha de boas práticas e eventos de grande escala que possam divulgar o Desporto Adaptado (nomeadamente o Boccia) e os Desportos de Natureza (nomeadamente Pedestrianismo, Arvorismo e Geocaching) como métodos privilegiados de inclusão através do Desporto, como novas formas de envolver as comunidades de risco na prática desportiva saudável e de qualidade. Será um trabalho de rede através de iniciativas de forte impacto, denominadas Seminários GeoCamp (inseridas na grande iniciativa Geo Challenge). Os resultados serão alvo de partilha e disseminação através de um Kit Pedagógico, o Geo ToolKit.

Dentro destes objetivos integradores, será dada resposta a mais de 1200 cidadãos dos cinco parceiros envolvidos, proveniente de meios carenciados e comunidades de risco, com poucas oportunidades de acesso à prática desportiva de qualidade. O projeto começa em Portugal, Itália, Espanha, Turquia e Lituânia.

geo2