“Tempos de Aventura” da PASEC chegam a dezenas de crianças, jovens e adultos

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias ADN

A PASEC entre os dias 15 de junho e 10 de Julho organizou a iniciativa “Tempos de Aventura 2015” com mais de 40 eventos que chegaram a mais de 40 crianças e jovens e a mais de 50 adultos. Aproveitando a pausa letiva alargada das tradicionais férias de verão escolares, foram 43 as crianças, adolescentes e jovens que integraram quatro semanas de Campos Pedagógicos e Ocupação dos Tempos Livres.

Durante estas quatro semanas foram discutidas as temáticas do “Escolher Ser”, “Escolher Estar”,  “A participação” e “A Globalização” através da criação de curtas metragens, peças de teatro, reflexões através da técnica de Simbologia Grupal, interações públicas nos Museus de Famalicão, Workshop’s de Moda e Educação Ambiental, Laboratórios de Jogos e através dos momentos de debate “Caçadores de Bons Exemplos”.

Esta iniciativa teve também extensão a Cabo Verde, Turquia e Itália, através do Projeto ADN da PASEC, financiado pelo Programa Erasmus +. Neste países estiveram envolvidos mais de oitenta jovens entre os 13 e os 19 anos, na sua maior parte de contexto socioeconómicos e culturais muito desfavoráveis.

Ao nível dos Adultos, foram realizadas Sessões de Informática Criativa, Workshop’s de Meditação e Simbologia Grupal, Oficinas de Artes Oficinais, Cursos de Inglês e um Raid Cultural no Parque Nacional da Peneda Gerês, que teve lugar no passado dia 4 Julho. Estas ações tiveram lugar nas freguesias de santiago de Antas, Famalicão, Ruivães e Novais e São Martinho do Campo e estavam integradas no plano de ação da Escola de Adultos Habitat da PASEC.

Para além destas iniciativa teve também lugar quatro semanas de formação para dez jovens animadores na gestão de campos de férias e dinâmicas de animação, preparação de eventos e interação com jovens em situações de risco. Foram quatro semanas de intenso trabalho e que antecedem a iniciativa Survival Camp 2015, que integra quatro campos de trabalho e sobrevivência que chegarão a mais de 90 crianças e jovens entre os dias 13 e 27 de Julho.