• b2
  • PASEC ADN

    RADAR da Participação Juvenil

Sites de Oferta Formativa

Para pesquisar oportunidades de oferta formativa, clique nos links abaixo indicado:

 

- CEFOSAP   

 cefosap

  

O CEFOSAP - Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional é um Centro de Formação Profissional de Gestão Participada, criado por Protocolo outorgado pelo IEFP e pela UGT e homologado pelo então Ministério para a Qualificação e o Emprego.

 

 

- ZONAVERDE

ZonaVerde

Constituída em 1996, a zonaverde actua nas áreas da Formação e da Consultoria.

Acreditada desde 1998 como entidade formadora, somos uma empresa habilitada a desenvolver todo o processo que vai desde o estudo e diagnóstico das necessidades de formação, passando pelo planeamento e definição de objectivos, preparação e desenvolvimento de conteúdos programáticos, selecção de formandos, selecção de formadores, até à calendarização das acções, desenvolvimento e gestão técnico-pedagógica e financeira das mesmas.

Dliente, sempre com preocupações a nível da qualidade do seu desempenho interno.

Todos os processos e serviços da empresa são certificados, desde 2004, segundo a norma NP EN ISO 9001-2008.

A zonaverde é gerida por empresários com formação superior e especializados nas áreas da gestão estratégica, formação profissional, consultoria e recursos humanos.

A equipa de trabalho é pluridisciplinar, composta por quadros especializados e com formação superior nas diversas áreas de actuação.

A zonaverde recorre ainda a uma bolsa interna de mais de 250 colaboradores habituais, entre formadores e consultores, que preenchem regularmente as equipas nos diferentes projectos desenvolvidos pela empresa.  

 

 

 - CFPSA 

CFPSA

Fundado em 24 de Julho de 1984, resultante da fusão entre as, entretanto extintas, Escolas de Panificação e de Pastelaria e Confeitaria de Lisboa e da assinatura de um Protocolo entre o Estado Português representado pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e Associações Empresariais e Sindicais, o CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SECTOR ALIMENTAR – CFPSA - é um Centro Protocolar de Gestão Participada, homologado pela Portaria nº 446/87, publicada no D.R. nº 121 – I Série de 27 de Maio, rectificada pela Portaria 669/99 de 18 de Agosto.

Funcionalmente, o CFPSA é uma instituição de ensino vocacionada para a formação profissional e consecutivamente acreditada desde 1998 pelas entidades competentes, em quatro domínios de intervenção:

 

  • Planeamento,
  • Concepção,
  • Organização e promoção,
  • Desenvolvimento/execução.

 

Porque o propósito principal da Instituição visa essencialmente a preparação de profissionais, habilitando-os para o desempenho das múltiplas atividades que integram o Sector Alimentar, é dada particular importância à promoção do seu desenvolvimento pessoal e profissional, através da realização de ações de formação, inicial e contínua, com certificação profissional e escolar em áreas como:

  • Pastelaria/Panificação

  • Hotelaria e Restauração

    • Recepção de Hotel, Serviço de Andares, Cozinha e Serviço de Mesa/Bar

  • Preparação e Transformação de Produtos Cárneos
  • Controlo de Qualidade Alimentar

A oferta formativa centrada pois na Dupla Certificação (sistema de Aprendizagem e de Educação e Formação de Adultos), apresenta soluções para públicos jovens mas também adultos, sobretudo sem qualificações profissionais ou buscando reconversão e sem a escolaridade obrigatória ou então profissionais no ativo que procuram especializações e diversidade de competências na sua área técnica e se fixam na Formação Modular Certificada.

Um dos mais sólidos pilares do CFPSA é o apoio técnico e pedagógico às empresas do sector quanto à criação de estruturas próprias para a formação dos seus recursos humanos, estimulando a criação de melhores condições de funcionamento e higiene nos locais de trabalho e de atendimento ao público e contribuindo para um aumento da qualidade na prestação de serviços das empresas.

Este trabalho visa contribuir para a dignificação de profissionais e empresas, através de um desenvolvimento contínuo aos níveis educacional, social e cultural, que incrementam o seu grau de eficácia e competitividade. São valores consolidados e direcionados para um único e grande objectivo: a prestação de um serviço de qualidade, em atualização permanente, acompanhando as inovações técnicas, tecnológicas e metodológicas da formação de acordo também com as naturais e evidentes evoluções e mutações do mercado.

 

 

- CENFIM

CENFIM

O CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é um centro protocolar de âmbito nacional, que promove a formação, orientação e valorização profissional dos Recursos Humanos do Sector Metalúrgico, Metalomecânico e Electromecânico.

 

 

- INOVINTER 

INOVINTER

Este Centro de Formação tem como atribuições a promoção da atividade de formação profissional para valorização dos recursos humanos numa perspetiva transversal a todas atividades económicas, através de ações de formação profissional, seminários e estágios, nas suas várias modalidades, consoante os diagnósticos de necessidades previamente elaborados.

O Inovinter define-se por um Centro de Formação Protocolar que, desde o seu início, procurou adquirir identidade própria, numa estratégia de intervenção que procura responder às preocupações nacionais mas, sobretudo, que procura responder às necessidades locais que são determinadas por dinâmicas específicas, nomeadamente ao nível empresarial e Planos de Desenvolvimento Regional, sempre com a finalidade de fixar populações trabalhadoras de forma qualificante.

     

                                                           

 - CECOA

CECOA

Criado em julho de 1986, o CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins - resulta de um protocolo entre o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional - e a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.

De âmbito nacional, o CECOA tem a sua sede em Lisboa e conta com delegações no Porto e em Coimbra. Desenvolve formação para jovens, ativos e formadores, bem como soluções à medida das organizações.

O CECOA possui 28 anos de experiência em conceção, planeamento, organização, desenvolvimento e avaliação de ações de formação, em domínios como:

Marketing | Vitrinismo | Merchandising | Atendimento | Vendas | Negociação | Gestão | Administração | Contabilidade | Logística | Desenvolvimento Pessoal | Secretariado e Trabalho Administrativo | Línguas | Informática na ótica do utilizador | Formação de Formadores.

 

 

- CEPRA

CEPRA

O CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel foi criado em 1981, na sequência da celebração de um protocolo outorgado entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), a Associação Nacional das Empresas do Comércio e Reparação Automóvel (ANECRA) e a Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN).
A homologação desse protocolo, que dotou o CEPRA de personalidade jurídica, foi efetuada através da portaria nº 16/88, de 7 de Janeiro, na qual se definiu o CEPRA como um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio.
O objetivo subjacente à criação do CEPRA, assenta na promoção e valorização profissional do sector da reparação automóvel e serviços e indústrias conexas representadas pelas Associações outorgantes, através da formação profissional.
Para além destas actividades, como contributo para a estratégia nacional que irá permitir a elevação dos níveis de qualificação de jovens e adultos, e a certificação profissional dos profissionais do setor automóvel, o CEPRA dispõe de um CQEP – Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, onde decorrem os processos RVCC, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

 

 

- CEFAD

CEFAD

O CEFAD - Formação Profissional é uma entidade acreditada pela DGERT - Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho e autorizado pelo Ministério da Educação e Ministério da Administração Interna, que realiza desde 1992, cursos de formação técnico-profissional, nas áreas do desporto, fitness e massagem, com programas e sistemas de ensino testados, recorrendo a formadores credenciados para facultar uma sólida formação numa área de forte procura e interesse social crescente, tendo formado até à data nas diversas delegações de que dispõe, cerca de 10000 profissionais. 

Num mercado cada vez mais seletivo, a competência e especialização são fatores de sucesso e a qualificação uma vantagem acrescida. Por isso criámos um conjunto de propostas inovadoras e de grande qualidade capaz de responder às suas exigências.

 

 

- CICCOPN

CICCOPN

Com a perspetiva de uma atividade inserida no setor da Construção e Obras Públicas, o CICCOPN propõe para o corrente ano um Plano de Formação adequado às necessidades das empresas e às motivações dos candidatos, procurando cumprir as metas estipuladas ao nível da Certificação Profissional e Escolar.

Integrado num projeto de valorização dos recursos humanos do setor desde há mais de trinta anos, o CICCOPN contribui para o acréscimo dos níveis científico e tecnológico, fomentando o aumento das competências da população ativa.

No contexto das constantes mutações socioeconómicas, a Qualificação representa uma alternativa de acesso ao emprego sustentado, pois profissionais competentes desenvolvem aptidões para responder com fiabilidade aos desafios da inovação.

Integrado no Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e tendo como instrumento o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), o CICCOPN propõe-se contribuir para a superação do défice de qualificações, operacionalizando uma atividade em consonância com as solicitações do mercado de trabalho, mediante a auscultação das tendências e dos indicadores facultados pelos outorgantes do Protocolo de Criação – o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.) e a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

No CICCOPN encontra sempre as portas abertas e colaboradores prontos a ajudá-lo a aumentar e certificar as suas competências, como forma de enfrentar os desafios dos nossos dias. Este ano continuaremos a trabalhar com a garra necessária para a busca contínua da excelência.

 

 

 - CENCAL

CENCAL

O CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, foi criado em Dezembro de 1981 com assinatura do protocolo entre os parceiros numa cerimónia nas Caldas da Rainha presidida pelo Secretário de Estado do Emprego VII Governo Constitucional, Luís Morales.

O CENCAL é uma conhecida instituição de formação e de apoio técnico-pedagógico, sediada nas Caldas da Rainha, vocacionada para o sector da indústria cerâmica portuguesa. Em 2011 por decisão governamental, o CENCAL alargou a sua ação ao sector do vidro, com a integração das instalações do CRISFORM, na Marinha Grande. Já em 2008 o CENCAL havia criado uma delegação em Alcobaça para melhor apoiar as empresas cerâmicas daquele concelho e desenvolver atividades no âmbito das Novas Oportunidades.

 

 

 - CITEFORMA

CITEFORMA

 O Citeforma é um Centro de Formação Profissional de Gestão Participada, criado por Protocolo outorgado pelo SITESE - Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços e pelo I.E.F.P. - Instituto do Emprego e Formação Profissional.

O Citeforma é uma entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio.

 

 

- ACB

ACB                                                                               

A Associação Comercial de Braga (ACB) foi fundada em 1863, é uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública.

Sob rigorosos critérios de seleção, levamos até aos nossos parceiros as soluções mais adequadas e que melhor enriqueçam os conhecimentos dos recursos humanos. Queremos ajudá-lo a concretizar os princípios de melhoria contínua da qualidade de instrução dos vossos quadros, de uma forma estruturada, com uma visão e objetivos bem definidos.

Conte connosco e com as nossas soluções de formação, como uma mais-valia e parte integrante do futuro da formação dos seus profissionais. Garantimos o acesso a conteúdos de elevado nível de qualidade, com apoio e acompanhamento junto da sua empresa, rentabilizando, por completo, o tempo investido nas horas de formação.

Procurar formação com a ACB significa a garantia de excelência, da obtenção de dividendos do seu investimento. Ter nos seus quadros pessoas com maior grau de conhecimentos, ser uma crescente mais-valia, permitindo aos ativos das empresas associadas a frequência de formações ajustadas às suas necessidades e ao desempenho das suas funções.

 

 

- U.PORTO                                                                

 UPORTO

Fundada em 1911, a Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal, figurando hoje entre as 150 melhores universidades europeias nalguns dos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior.

Combinando um ensino de qualidade, focado nas vocações individuais e nas necessidades do mercado, com o estatuto de maior “berço” científico de Portugal, a U.Porto é uma instituição empenhada em traduzir em mais-valias para a sociedade o talento e a inovação que povoam as suas 15 escolas e mais de 50 centros de investigação. É ali que se move a mais rica comunidade académica de Portugal, resultado do encontro dos melhores estudantes do país com um corpo docente e científico altamente qualificado e um número crescente de estudantes, docentes e investigadores internacionais. Tudo isto num conjunto de polos universitários fortemente integrados na cidade e equipados com infraestruturas que garantem a melhor experiência académica, científica, mas também social e cultural.

 

 

- IEFP

IEFP

 

O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional.

 

 

- SINERFORCE

  SINERFORCE  

A SINERFORCE é um projeto empresarial de serviços de consultoria, formação e tecnologia.

Ao longo do tempo tem vindo a consolidar a sua posição no mercado, trabalhando de acordo com os diferentes projetos e parcerias em que se encontra inserida, em prol da qualificação dos recursos humanos e do desenvolvimento de respostas flexíveis às necessidades diagnosticadas em cada cliente.

O investimento na formação é a melhor opção quer a nível individual, quer a nível organizacional ou empresarial, permitindo a aquisição de conhecimentos, capacidades/competências, atitudes e forma de comportamentos, exigidos para o exercício das funções próprias duma profissão ou grupo de profissões em qualquer ramo de atividade económica, valorizando percursos profissionais.

A formação profissional na SINERFORCE é um serviço prestado junto das pequenas e médias empresas, assim como dos indivíduos e apresenta-se nas seguintes modalidades:

Formação Inicial

Formação Contínua/Aperfeiçoamento

Formação Interempresas

Formação à medida

Formação Modular Certificada

Formação à Distância (E-learning e B-learning)

 

 

 

- IGAP

 IGAP                                                          

O IGAP - Instituto de Gestão e Administração Pública constituído por escritura notarial de 25 de Junho de 1987 e alterada pelas escrituras lavradas em 18 de junho de 2004 e 12 de Janeiro de 2005, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública (Diário da República nº 90 – II série, de 18 de Abril de 1991).

Incluem-se também nos fins estatutários do IGAP a elaboração e implementação de estudos e projetos, aplicados a instituições públicas, análise de sistemas organizativos e formulação de propostas de reorganização de estruturas de serviços e levantamento de situações, definição de carências e de perfís profissionais no interior das organizações, ao nível dos recursos humanos qualificados, em domínios como o das ciências político-administrativas ou da gestão organizacional e gestão das unidades públicas, designadamente nas áreas da economia política, direito administrativo, análise de gestão, desenvolvimento e utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação preparando a gestão pública para a Sociedade da Informação e do Conhecimento.

 

 

 

- CENTRO DE FORMAÇÃO JÚLIO RESENDE

O Centro de Formação Júlio Resende

O Centro de Formação Júlio Resende (CFJR) é o produto da associação de várias entidades, tais como: Escolas e Agrupamentos de Escolas do município de Gondomar e, a partir de 2008, o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Gondomar e a FAPAG – Federação de Associações de Pais do Concelho de Gondomar. O CFJR pauta-se assim por ser, desde essa data, o único Centro de Formação de Associação de Escolas que integra outras entidades da comunidade educativa concelhia para além das escolas e agrupamentos.

O CFJR tem assumido o papel de gestor da formação das entidades associadas, tal como lhe é exigido normativamente. Tem-no feito procurando conciliar várias vertentes estratégicas: a potencialização dos formadores internos do concelho de forma intra e interentidades; a procura de respostas externas sempre que tal se demonstre necessário para dar resposta às necessidades expressas pelas entidades associadas, preferencialmente através do estabelecimento de parcerias com entidades externas, do ensino superior ou outras; a organização de iniciativas formativas sobre temáticas desafiantes e em formatos diversos workshops, ciclos de conferências, jornadas, seminários.

                       

 

 

- UNIVERSIDADE DE AVEIRO 

UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Universidade de Aveiro (UA) é uma fundação pública com regime de direito privado que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade.

Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país. Frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.

A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projetos e programas e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.

 

 

 

- DGES

DGES

A Direção-Geral do Ensino Superior é um serviço central do Ministério da Educação e Ciência que tem por missão assegurar a conceção, a execução e a coordenação das políticas que, no âmbito do ensino superior, cabem aquele ministério.

 

 

 

- ISPA

ISPA

Iniciou a sua atividade em 1962 como Instituto de Ciências Psicológicas e veio a adotar a designação de Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) em 1964. Desde então o ISPA constituiu-se como uma referência incontornável no ensino superior em Portugal.

Pioneiro no ensino e investigação na área das ciências psicológicas e do comportamento, o ISPA é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência do seu projeto pedagógico científico e cultural, pela qualidade da sua atividade científica e pela relevância da sua extensão universitária.

A oferta formativa do ISPA encontra-se adequada ao modelo definido no quadro do Processo de Bolonha. A organização dos planos de estudos obedece ao modelo de três ciclos, conducentes, respetivamente, ao grau de licenciado, de mestre e de doutor.

Nas áreas da Psicologia o modelo implementado no ISPA é o de ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre (mestrado integrado), com uma duração de dez semestres, 300 Créditos ECTS, sendo assim consonante com as melhores práticas nacionais e europeias.

O ISPAtem em funcionamento 4 primeiros ciclos (licenciaturas), 1 mestrado integrado (com três especializações: nas áreas de Psicologia Clínica, Educacional e Social e das Organizações), 4 segundos ciclos (mestrados) e 2 terceiros ciclos (programas doutorais).

O ISPA oferece também um vasto conjunto de cursos de especialização e de estudos avançados, bem como diversos outros cursos na área da Educação Contínua, constantes de um catálogo próprio, cursos de verão e Estudos Seniores.

 

 

- CINEL 

 CINEL

O CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, é uma entidade de direito público, constituída em 1985 por protocolo celebrado entre o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP,IP) e a Associação Portuguesa das Empresas do Setor Eléctrico e Electrónico (ANIMEE), tendo, em 2011, contado também com a adesão da Associação para a Competitividade Internacionalização Empresarial (ACIE)

Tem sede em Lisboa e uma delegação no Porto e integra igualmente, a rede de Centros de Gestão Participada do IEFP,IP.

Presta serviços de elevada qualidade a empresas e cidadãos no domínio da qualificação, formação e certificação profissional promovendo a aquisição e/ou o reforço de competências em áreas comportamentais, linguísticas e tecnológicas especialmente em electrónica, robótica, automação e controlo; energias renováveis; telecomunicações; redes, tecnologias e sistemas de informação.

Coloca à disposição dos interessados 22 laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia.

 

- PORTAL EDUCAÇÃO TORRES VEDRAS

 PORTAL EDUCAÇÃO TORRES VEDRAS

Um site da câmara municipal de Torres Vedras.

 

 

- ISVOUGA 

ISVOUGA

O ISVOUGA através dos cursos de licenciatura que disponibiliza, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação, ciências jurídicas e tecnologias, propõe-se criar e reforçar competências suscetíveis de impulsionar o desenvolvimento económico e social do país e, em particular, da região de Entre Douro e Vouga, em que se insere. Consciente da centralidade que assume o processo da aprendizagem ao longo da vida, o ISVOUGA assume-se, crescentemente, como um pólo de qualificação de distintos públicos, designadamente através de ofertas renovadas de formação contínua.

As propostas de apoio e de enriquecimento curricular, obedecem a objetivos definidos com base na prioridade atribuída ao combate ao insucesso escolar e à promoção de currículos versáteis e diferenciadores para os estudantes, corroborando e complementando-se, assim, a constante preocupação com a integração e mobilidade profissional dos diplomados.

A investigação e a prestação de relevantes serviços à comunidade são outras das suas atribuições mais determinantes, garante de inovação e utilidade social de toda a sua atividade.

 

 

- ESCO 

ESCO

A ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste é uma escola profissional com estatuto de utilidade pública que, a partir de 1 de Janeiro de 2000, passou a ter como entidade proprietária a SEFO - Sociedade de Educação e Formação do Oeste, Lda.

A sua criação, em 1992, com o curso Técnico de Comércio foi um pequeno passo para a implementação do Ensino Profissional em Torres Vedras, assim como uma oportunidade para os jovens enveredarem por um subsistema do ensino secundário que possibilita a formação profissional de quadros intermédios na área dos Serviços e Comércio.

A ESCO, pelo número de alunos que a frequentam, pelos professores que nela lecionam e se dedicam afincadamente à formação integral dos jovens, pelas empresas que anualmente colaboram através de protocolos de estágio, ou mesmo como entidades empregadoras após a formação, é considerada uma forte aposta na formação profissional da Região Oeste. Tem autorização prévia de funcionamento para cursos de nível IV da U.E. (com equivalência ao 12º ano) nas seguintes áreas: Jornalismo Comércio Finanças, Banca e Seguros Gestão e Administração Secretariado e Trabalho Administrativo Ciências Informáticas Trabalho Social e Orientação Hotelaria e Restauração. Para além do ensino profissional de nível IV, a ESCO tem alargado a oferta formativa destinada a ativos, no período pós - laboral, no sentido de proporcionar a formação ao longo da vida. Aos jovens que queiram investir na sua formação e estejam dispostos a trabalhar, segundo um modelo de ensino exigente e estimulante, a ESCO oferece um Projeto Educativo baseado na Experiência, Tradição, Qualidade e Inovação.