• b6
  • Simbologia Grupal

Simbologia Lúdica

A Simbologia Lúdica é sobretudo aplicada a grupos de crianças ou pré-adolescentes. Assume o brincar, o jogo e o fazer de conta como parte de um processo aberto, capaz de alimentar o corpo, o espírito, a alma e o que podemos ser antes de ainda o sermos. O centro é ação do grupo de pares.

O brincar faz parte da infância, e nesta fase da vida de cada um, possibilita um repertório de estágios de desenvolvimento, seja na esfera cognitiva, quanto na social, biológico, motora e afetiva. A jogar, além de encontrar prazer e satisfação, a criança socializa e aprende, apreende o poder de reproduzir a sua realidade através da imaginação, expressa as angústias e dificuldades, tudo o por palavras seria muito mais difícil. A Simbologia Lúdica assume-se como um laboratório de dinâmicas grupais que têm como fim último o desenvolvimento psicossocial integral da criança ou pré-adolescente.

É através do brincar que a criança se descobre a si mesmo e ao outro. É um processo natural do aprender fazendo, experimentando, estando com os outros, sendo o que ainda não é num processo continuado, natural e autónomo.

O lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de qualquer ser humano. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância, onde a realidade e o faz de conta se intercalam.

Ao brincar e jogar, a criança envolve-se tanto na ação, que coloca no processo os seus principais sentimentos e emoções. A atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspetos motores, cognitivos, afetivos e sociais. A partir do brincar entra num processo de autoconhecimento que potencia o seu desenvolvimento social, cultural, pessoal e espiritual.

Ao brincar a criança também adquire a capacidade de simbolização, dando a esta a competência de vencer realidades angustiantes e domar medos instintivos.

O brincar é um impulso natural, que aliado ao processo de ensino-aprendizagem, torna o “saber estar” e o “saber ser” num processo mais consistente, coerente e espontâneo, através de uma forma intensa e total. 

A Simbologia Lúdica tenta compreender a importância dos jogos e brincadeiras como complementos eficazes à construção do conhecimento infantil através de dinâmicas grupais que partem da reflexão simbólica e da revisão de vida.

15