Projeto Eurobairro envolve comunidade das Bétulas na valorização do seu território

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias UnderGround

bet7

Durante as últimas semanas de julho, o projeto Eurobairro Underground – E7G da PASEC e Município de Famalicão, envolveu as crianças e jovens da Urbanização das Bétulas numa recolha de lixo no interior do complexo habitacional. Foram mais de 110 sacos de lixo que foram recolhidos por todos os participantes. Esta ação foi o culminar de semanas de trabalho em torno do tema “Valorizo o meu bairro”. Esta atividade chega ainda, aos restantes territórios de intervenção do projeto, nomeadamente, ao Complexo Habitacional das Lameiras, Cal e Acampamento de Meães com uma participação de mais de 80 crianças e jovens provenientes destas comunidades.

Os moradores da Urbanização das Bétulas mostram-se muito recetivos a estas iniciativas e reconhecem que o bairro precisa de uma intervenção articulada para a resolução do problema e querem colaborar. Esta não é a primeira ação de recolha de lixo que o projeto Eurobairro realiza na urbanização e em que os moradores cooperam. Segundo um dos moradores: “É urgente a limpeza deste Bairro, para que toda a gente possa usufruir de um espaço limpo e seguro. Aconteceu um problema há uns meses, mas foi uma situação isolada, uma rixa pessoal e não estava diretamente relacionada com o lixo do bairro. Precisamos da ajuda de todos e estamos dispostos a colaborar, não queremos nem podemos continuar a viver assim.“

Ainda no âmbito desta iniciativa, o projeto Eurobairro levou jovens moradores da Urbanização das Bétulas ao Departamento do Ambiente do Município de Famalicão para falar sobre o lixo do bairro e pedir ajuda na resolução do problema. Esta ajuda foi prontamente disponibilizada pelos serviços municipais. Destas reuniões saíram as ações que agora tiveram lugar.

O projeto Eurobairro Underground – E7G é um projeto financiado pelo Alto Comissariado para as Migrações, I. P. (ACM, I. P.) no âmbito do Programa Escolhas – 7ª Geração, promovido e gerido pela PASEC, Município de Famalicão e restantes parceiros.

bétulas