Plano de Combate 2024 apresenta a “nova geração de jovens inspiradores”

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Vencedores do Plano de Combate 2024 1

Teve lugar no passado dia 12 abril, pelas 21h30, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, a final do concurso de ideias internacional "Plano de Combate 2024", organizado pela PASEC e organizações parceiras.

O tema deste ano foi "Jovens na sua melhor versão...", integrado no tema geral do ANIMA 2024 (Encontro Internacional de Animação Sociocultural) "O Eu, o Nós e a minha melhor versão...".

Estiveram presentes o Presidente do Município de Famalicão, Mário Passos, o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, o Vice-Presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis, Fernando Vieira, o Vereador da Cultura do Município de Famalicão, Pedro Oliveira, entre outros. O Presidente do Município de Famalicão, Mário Passos, referiu-se aos protagonistas do Plano de Combate 2024 como “nova geração de jovens inspiradores” e parabenizou a PASEC pela sua capacidade concretizadora. Vítor Dias, Diretor do IPDJ referiu-se à PASEC como um caso notável de inovação e consistência ao nível do Associativismo Juvenil e parabenizou a PASEC por mais dois Prémios Erasmus+. O Vice-Presidente da FNAJ, Fernando Vieira, enunciou a PASEC como um exemplo internacional e por fim, a Presidente da PASEC, Sara Gomes, resumiu um pouco de todo o percurso e trabalho que deu origem ao Plano de Combate 2024 e o ANIMA 2024.

Foram mais de 1700 os jovens envolvidos no concurso Plano de Combate através das suas várias eliminatórias. De dezenas de projetos foram apurados 10 para a final. Cada grupo tinha 4 minutos, em formato de Pitch, para expor as suas ideias que depois eram avaliadas por um Júri. A iniciativa esteve incluída no Anima 2024, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

A sessão para além de concurso de ideias foi também um espetáculo interativo onde os jovens foram os protagonistas por inteiro de todo o processo de construção, encenação e apresentação. Atuaram as companhias artísticas da PASEC ADN (Teatro), Arena (Dança) e BPM (Música). Em palco estiveram mais de 60 jovens.