PASEC de braço dado com o Corpo Europeu de Solidariedade

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Equipa PASEC envolvida no Corpo Europeu de Solidariedade

A PASEC é uma vez mais uma das organizações portuguesas pioneiras no lançamento dos novos programas europeus que pretendem promover a coesão social a nível internacional. Com o lançamento do novo Programa Corpo Europeu da Solidariedade, a PASEC foi das primeiras organizações nacionais a receber o Selo de Qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) e poder assim promover projetos europeus CES no âmbito do Voluntariado, Formação, Emprego e Solidariedade.

Assim já em 2019 a PASEC começou a desenvolver 3 projetos europeus CES no âmbito da Solidariedade, Emprego e Formação que irão chegar mais de 600 jovens portugueses.

O primeiro deles é o projeto Underground All In que pretende combater os fenómenos de extrema exclusão, iliteracia e marginalidade juvenis em contexto de bairro social. Segundo as palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes: “Queremos auxiliar na transformação os bairros sociais envolvidos. Queremos que estas comunidades valorizem e potenciam a sua dimensão intercultural, ecológica, intergeracional e social como fontes de oportunidades de integração e afirmação tendo por base os princípios fundadores da União Europeia do respeito pela dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade e respeito pelos direitos do Homem”.

No âmbito da Formação e Emprego já está no terreno o projeto ADN Pro que visa promover a capacitação e protagonismo de jovens e adultos em risco de extrema exclusão que habitam nas comunidades mais pobres do Vale do Ave. O ADN Pro visa dar resposta a grupos vulneráveis da através da criação do Banco de Soluções de Inovação Social. Este Banco será um centro de recursos humanos, logísticos e materiais assente na disponibilização de gestores sociais e soluções de inovação social para grupos em extrema exclusão que permitam a sua inclusão, capacitação e protagonismo sociais.

No âmbito da Solidariedade surge o projeto Advantage Generation, dedicado à área da Deficiência. Este projeto pretende promover o protagonismo do jovem com necessidades especiais (jovens portadores de deficiência, jovens com necessidades educativas especiais e jovens com deficiência social) através da promoção de estratégias pedagógicas, comunicacionais e estruturais inovadoras e flexíveis, em que um grupo de jovens voluntários assume preponderância no papel de jovens gestores sociais voluntários.

No total serão envolvidos entre 2019 e 2020 mais de 600 jovens em todas as ações de capacitação dos projetos e criados 3 postos de trabalho diretos.