PASEC lança projetos comunitários na Croácia

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Diapositivo2

A PASEC esteve na Croácia, em Zadar, num Campo de Trabalho Internacional no âmbito do ANIMA 2017 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural e integrado no Projeto In Group, apoiado pela União Europeia através do Programa Erasmus +.

Esta iniciativa, que envolveu mais de três dezenas de profissionais da Animação Sociocultural e Juventude, permitiu lançar 9 projetos de intervenção e ação comunitária na Croácia e que terão repercussão também em Portugal.

A ação central deste simpósio internacional passou por promover um novo modelo de Pedagogia Participativa e Colaborativa como forma de capacitar para a participação cidadã os jovens trabalhadores em situação de precaridade e jovens desempregados de longa duração que, devido à desregulação do mercado de trabalho, estão completamente afastados das plataforma de participação e envolvimento juvenil no campo político, social e comunitário.

Por outro lado pretendeu capacitar os Técnicos de Juventude e Agentes Educativos que trabalham com estes jovens ao nível deste novo modelo pedagógico, o primeiro modelo pedagógico de envolvimento juvenil centrado nos indicadores FIB (Felicidade Interna Bruta) tendo como ponto de partida a Quarta Revolução Industrial.

A edição deste ano do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, teve como tema central a chamada "Quarta Revolução Industrial". Esta realidade, que já começamos a experimentar no dia-a-dia, significa uma economia com forte presença de tecnologias digitais, mobilidade e conectividade de pessoas, na qual as diferenças entre homens e máquinas se dissolvem e cujo valor central é a informação.

Assim foi lançada uma proposta de um novo modelo de inclusão e envolvimento juvenil que articula e faz a ponte entre os conceitos de Economia e Comunidade, assente em processos promotores de uma participação juvenil orientada para emancipação, cidadania e combate à exclusão por via da desregulação do mercado laboral. Tudo isto através do trabalho em rede assente na estrutura de grupos informais juvenis de intervenção local e redes de parceria promotoras de atitudes amigas do emprego. 

Diapositivo1