”Todos têm de ceder para que todos possam ganhar” - Conclusões da AIJ 2015

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

aij20152

Teve lugar no passado dia 30 de Dezembro, pelas 15h, na Casa das Artes de Famalicão, a Conferência Internacional “Millennium Checkpoint”, momento alto da Assembleia Internacional Juvenil 2015, organizada pela PASEC. O tema central de todo o certame centrou-se na concretização de uma parceria global para o desenvolvimento tendo por base os Objetivos do Milénio 2015.

Foram apresentadas as principais conclusões dos 10 dias de reflexão que incluíram mais de 40 jovens eleitos de mais de 350 jovens diretamente envolvidos. Entre as principais conclusões ressalta a ideia de que “todos os países e parceiros internacionais terão que ceder se queremos que todos ganhem e que todos possam ter um papel ativo na construção de uma sociedade mais democrática, justa e geradora de oportunidades”.

Durante a conferência, o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Manuel Barros, referiu que a Assembleia Internacional Juvenil organizada pela PASEC é já uma referência e exemplo de boas práticas em processos de diálogo estruturado entre os jovens e os decisores políticos a nível europeu e mundial. Por sua vez, O Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos, referindo-se ao tema da conferência, referiu-se ao associativismo de base local como uma das ferramentas para dar forma à dimensão real que uma parceria global para o desenvolvimento exige.

Por sua vez, a Vice-Presidente da PASEC, a Dra. Stephanie Paiva, referiu que os jovens são agentes centrais na definição das principais estratégias dos novos Objetivos do Milénio para 2030, lançando desde logo a Assembleia Internacional Juvenil de 2016.

A Assembleia Internacional 2015 teve lugar entre Viana de Castelo e Famalicão, numa organização conjunta da PASEC e mais de uma dezena de parceiros nacionais e internacionais, com o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia. Este ano foram envolvidos mais de 2500 jovens de forma indireta através do roteiro preparatório que passou por mais de 20 escolas, instituições e organizações de juventude. A AIJ 2015 começou na Turquia, Mersin, entre os dias 20 e 26 de Outubro de 2015. Seguiu-se Ericeira, e finalizou a última etapa em Viana do Castelo, Portugal.

aij2015