AIJ 2015 da PASEC “é o palco de uma parceria global para o Desenvolvimento”

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

aij2015pr2

De 26 de dezembro de 2015 a 4 de janeiro de 2016 tem lugar a Assembleia Internacional 2015 entre Viana de Castelo e Famalicão que tem como pano de fundo o tema “Millennium Checkpoint”, numa alusão aos Objetivos do Milénio 2015, nomeadamente ao Objetivo do Milénio de criação de uma parceria global para o desenvolvimento. Numa organização conjunta da PASEC e mais de uma dezena de parceiros nacionais e internacionais, o projeto tem o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia

Foi perante mais de 200 adolescentes e jovens, na Escola Básica Dona Maria II, em Famalicão, no passado dia 17 de dezembro, e perante dezenas de agentes educativos, na Quinta da Costa, em Famalicão, entre os dias 18 e 20 de Dezembro que terminou o Roteiro “Decidir para Envolver” que serviu de preparação para a Assembleia Internacional Juvenil 2015. Recorrendo à peça de expressão dramática “Mundo Irreal”, como forma de passar a mensagem sobre os objetivos do projeto durante os eventos do Roteiro, Abraão Costa, coordenador da AIJ 2015, referiu que a Assembleia Internacional Juvenil “é o palco de uma parceria global para o desenvolvimento”, não só pelo elevado número de organizações e países que congrega, mas sobretudo pelo envolvimento real dos jovens enquanto agentes participativos nos processos de Democracia Participativa.

Depois da fase preparatório que envolveu mais de 2500 jovens na Turquia, Espanha, Cabo Verde, Itália e Portugal, segue-se agora a etapa final com cerca de 50 delegados eleitos em Viana do Castelo e Famalicão. O ponto alto será o dia 30 de Dezembro, na Casa das Artes de Famalicão, com uma Conferência Internacional em que participante decisores políticos dos mais variados quadrantes. Foi dada participação prioritária neste projeto a jovens em especial risco de exclusão, nomeadamente jovens oriundos de instituições, de comunidades com acentuados índices de pobreza e inclusive, jovens sinalizados pelas comissões de proteção de crianças e jovens.

aij2015pr