PASEC promove Campos de Férias “Tempo de Aventura 2015”

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

ta2015

No seguimento do plano de ação da Casa das Ideias previsto para 2015, a PASEC vai promover os Campos de Férias “Tempos de Aventura 2015”, no sentido de dar resposta a todos os pais e encarregados de educação que não encontravam solução para os seus filhos e educandos durante o período de Verão e de Férias Escolares.

Os Campo de Férias “Tempos de Aventura” são completamente diferentes de todos os outros, não só pelo seu alcance social, como pela multiplicidade de desafios que oferecem aos jovens envolvidos durante um mês inteiro de atividades. Tendo lugar de 15 junho a 15 julho, os “Tempos de Aventura” têm quatro temas centrais: “Escolher Ser”; “Escolher Estar”; “A Participação”; e a “A Globalização”. A cada um dos temas corresponderá a organização de um evento aberto à comunidade, que passará por um Festival de Curtas-metragens, uma exposição de Artes Plásticas, uma peça de teatro e a organização de um acantonamento. Pelo meio, os participantes poderão usufruir de eventos de Geocashing (procura de tesouros simbólicos através de GPS), muitas visitas culturais, workshops de Meditação, Laboratórios de Jogos, a Oficina “Caçadores de Bons Exemplos”, Desportos Radicais, Piscina e Oficinas de Educação Intergeracional e Intercultural.

Os Campos funcionarão em grupos de 20 crianças e adolescentes e têm o apoio do Clube UNESCO de Famalicão, do Município de Vila Nova de Famalicão, de várias empresas parceiras e Agrupamentos de Escolas. As inscrições são feitas Casa das Ideias ou através dos contactos habituais. Para além de proporcionar uma oportunidade única de férias e educação não formal a um conjunto de crianças e adolescentes que de outra forma não conseguiriam, os “Tempos de Aventura” assentam a sua metodologia numa pedagogia participativa, num programa orientado para a participação direta e envolvida das crianças e jovens participantes, sendo elas e eles as gestoras dos principais processos de decisão e avaliação do plano de ação. Em todas as suas iniciativas e ações os “Tempos de Aventura chegarão a mais de 120 crianças e jovens, sendo que os Jogos da Diferença 2015 serão o seu ponto alto, no próximo dia 20 de Junho.