Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos
Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.
Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.
A atividade foi promovida pela PASEC e parceiros internacionais com o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia. No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados.
Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, esta ação internacional de educação não formal pretendeu formar “jovens líderes que possam liderar as futuras gerações num futuro mais sustentável, de paz e com oportunidades de realização para todos”. No documento final produzido após o Survival 2024, os participantes focaram que a Educação para Paz é o caminho para uma real Cidadania Global. Os mesmos referem que a Paz, mais do que gerar oportunidades, “faz bem à Economia e à Cidadania”. Referiram ainda várias estratégias para envolver os jovens no combate às alterações climáticas ao nível local. Este documento foi apresentado nos municípios de Viana do Castelo e Terras do Bouro perante um grupo de decisores políticos.
Durante os dias de trabalho os participantes estiveram divididos por grupos de trabalho cooperativo geridos cada um por um formador experiente. Cada dia correspondia a um desafio diferente, com várias perguntas de partida e tarefas associadas. Por cada desafio que o grupo era capaz de superar passavam ao nível seguinte. As competências que se pretendiam capacitar eram a comunicação assertiva, a gestão de conflitos, os princípios da Educação para Paz e Cidadania Global, a análise de necessidades, a capacidade de dar corpo a uma ideia e a noção de projeto de vida.