PASEC vence Prémios Erasmus pelo 9º ano consecutivo
A PASEC venceu os Prémios Erasmus pelo 9° ano consecutivo. Foram dois os prémios. Desta vez foi a atividade Geo2023 (Prémio na Categoria Mobilidade Discover EU) e as suas ações internacionais e o Projeto DNA Arts Fórum (Menção Honrosa na Categoria Parcerias Estratégicas).
Num registo único, que mais nenhuma organização ou instituição conseguiu até hoje, a PASEC foi representada pela sua Presidente da Direção, Sara Gomes.
O primeiro projeto premiado foi Geo Discover EU. A PASEC organizou o primeiro projeto Erasmus Disvover EU Inclusion de Portugal e um dos maiores da União Europeia. Trinta jovens e seis mentores, representando seis grupos de mobilidade, puderam fazer de comboio oito países da União Europeia e visitar algumas das mais icónicas cidades da Europa num projeto de mobilidade, Educação Intercultural e Educação para a Cidadania Europeia
O início foi em Portugal, entre o Porto e Barcelona. Entretanto, depois de Barcelona, seguiu-se Marselha (França), Veneza e Florença (Itália) e depois Praga (Chéquia). Entretanto, houveram paragens em Viena (Áustria), Amsterdão (Países Baixos) e Dortmund (Alemanha). Depois foi o regresso a Portugal.
Este projeto foi enquadrado no programa Erasmus Discover EU. Tratasse de uma iniciativa da União Europeia que proporciona aos jovens de 18 anos uma experiência de viagem que lhes permite tirar partido da liberdade de circulação na União Europeia, descobrir a diversidade das regiões europeias, desfrutar da sua riqueza cultural e estabelecer contactos com pessoas de todo o continente. Ao mesmo tempo, têm a oportunidade de aprender mais sobre si próprios, ganhar autoconfiança e melhorar as competências essenciais, por exemplo em matéria de línguas estrangeiras e de resolução de problemas.
Por fim, foi premiado o DNA Arts Fórum através de uma menção honrosa. Tratasse de um projeto artístico que criou a 1ª Rede Europeia de Lideranças Criativas para a Inclusão. Incluiu vários espetáculos em versão pública e digital, grupos de cocriação artística, 3 países e cinco parceiros que envolveram mais de 250 jovens de mais de 5000 espectadores.
Nas palavras da Presidente da PASEC “esta é mais uma demonstração do trabalho de qualidade que a PASEC faz e que dá resposta diária a largas centenas de jovens em situação de risco”.