Projeto Origins da PASEC por terras do Uzbequistão

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Notícias Pasec Geo

Comitiva PASEC presente no Origins 2021

A PASEC promove todos os anos o projeto Origins, no âmbito da PASEC Geo e Clube UNESCO para a Diferença Intercultural, no sentido de promover os territórios Património da Humanidade desconhecidos e como estes podem ser geradores de riqueza para as suas populações locais no âmbito de programas de educação intercultural, turismo social e projetos socioeducativos para o desenvolvimento sustentável

O projeto deste ano teve lugar entre os dias 3 e 15 de junho de 2021. Começou em Istambul, Turquia e passou pelas cidades Património da Humanidade de Khiva, Samarkand, Tashkent e Bukhara, todas no Uzbequistão. O ponto de partida do projeto foi a antiga Rota da Seda e a forma como esta rota mudou o mundo à centenas de anos atrás gerando os primeiros movimentos de globalização conhecidos, anteriores ainda à descoberta do caminho marítimo para a Índia, descoberto por Vasco da Gama.

Segundo as palavras do Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa, o projeto deste ano é pioneiro, primeiro, por ter lugar num contexto de pandemia, depois por pôr no mapa regiões do globo totalmente desconhecidas do grande pública.

Constaram do programa dezenas de workshops interculturais, dezenas de interações com as populações locais, o conhecimento das populações mais vulneráveis e a forma como viviam e encontros bilaterais que darão formas a novos projetos de colaboração no âmbito cultural e social.

A comitiva da PASEC foi composta por quatro pessoas. Coordenada por Abraão Costa, contou ainda com os Educadores João Costa, Patrícia Sampaio e Daniela Carneiro. No âmbito do Origins 2021 terão agora lugar uma série de publicações online sobre a forma de crónicas e diários que pretendem retratar a realidade dos povos locais.

O projeto Origins, integrado na PASEC Geo conheceu a sua décima edição e promove missões internacionais de conhecimento e preservação de área ou locais Património da Humanidade. Para o ano estão previstos os territórios de Meteora na Grécia e Tailândia.