PASEC junta centenas de jovens na Feira de Jogos Intercultural 2016

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Notícias Pasec Geo

Parte dos participantes na Feira de Jogos Intercultural

Foi perante mais de 250 participantes que a PASEC, em parceria com o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, o Município de Famalicão, o Programa Erasmus + da União Europeia, o IPDJ e o Projeto CLDS 3G Famalicão organizaram a Feira de Jogos Intercultural 2016 tendo como pano de fundo “Europa de Novos Rostos – Entre o Sol e a Sombra…”.

Para além de assinalar o 15º aniversário da PASEC, este evento pretendeu também assinalar a Educação Intercultural como forma de abrir pontes para um futuro onde todos podem “escolher ser diferentes…”.  Na abertura, que contou com a apresentação da peça de teatro “Entre o Sol e a Sombra” pela Companhia de Teatro ADN da PASEC, a Presidente da PASEC, Susana Paiva, salientou a importância e relevância do trabalho da PASEC, recordando o percurso de uma década e meia: "De lá para cá, os 2 grupos que deram origem à PASEC transformaram-se em muito mais. Hoje somos mais de 100 grupos espalhados por 9 concelhos, 4 distritos e estamos ainda em Itália, Cabo Verde,  Espanha e na Polónia. Somos mais de 600 jovens que todas as semanas se encontram nos seus grupos para refletirem sobre o que são, o que podem ser e como o vão ser".

Por sua vez, o Vereador da Educação do Município de Famalicão, Dr. Leonel Rocha, salientou o exemplo de educação inclusiva dado pela PASEC na sua ação diária.

A Feira deste ano que contou com 11 roteiros, divididos por 5 dias, que estiveram em 10 localidades diferentes com mais de 1100 participantes, contou os seguintes jogos gigantes e ações: o jogo “Mikado Euroregiões”; o jogo “Torre da Babel”; o jogo “Óculos Mágicos”; o jogo “Labirinto Mítico”; o jogo “Triatlo Intercultural”; o workshop de Terapia Animal e Simbologia Lúdica dedicado a jovens com necessidades especiais; o jogo “Gôndolas"; a dinâmica de animação desportiva “Torre dos Loucos”; e os espetáculos de expressão corporal e dramática “Entre o Sol e Sombra” e “Orgulho em Ser Cigano”.

A Feira esteve integrada no Projeto Geo, em parceria com a Itália, Espanha, Turquia e Lituânia.

Atuação da Companhia de Teatro ADN

16