GeoCamp 2016 envolveu mais de 100 participantes e 5 países

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Notícias Pasec Geo

 

Participantes no Geo 2016 1024x597

O GeoCamp 2016, organizado pela PASEC,  envolveu durante todo o mês de Agosto mais de cem participantes de cinco países com especial destaque para o Seminário que teve lugar em Itália. O tema central esteve ancorado na promoção do protagonismo dos cidadãos através do Desenvolvimento Local, do Desporto Inclusivo e na promoção e troca de boas prática nas áreas da Democracia Participativa, Capacitação de Lideranças e Inclusão Social.

Entre as conclusões sobressaiu que esta é uma altura em que que os cidadãos europeus devem estar ainda mais unidos e disponíveis para o diálogo, nomeadamente na tentativa de encontrarem pontos de convergência em políticas europeias de inclusão e capacitação social que promovam o protagonismo dos cidadãos e não apenas a dimensão caritativa e de redução de danos. Para esta conclusão serviu sobretudo a atual situação de crise social europeia, nomeadamente depois do golpe de estado na Turquia e o resultado do referendo britânico que resultará na saída do Reino Unido da União Europeia.

Os GeoCamps são eventos de alcance europeu, com ampla divulgação, centrados na reflexão, partilha de boas práticas e bons exemplos de prática desportiva, no trabalho com grupos através metodologias como a Simbologia Grupal, o Método de Clãs e em dinâmicas que envolvem os decisores políticos, especialistas europeus para além dos participantes diretos. Para além deste enquadramento o GeoCamp 2016 visou promover uma grande discussão e divulgação do Desporto Adaptado (nomeadamente o Boccia) e os Desportos de Natureza (nomeadamente Pedestrianismo, Arvorismo e Geocaching) como métodos privilegiados de inclusão através do Desporto, sendo estas novas formas de envolver as comunidades de risco na prática desportiva saudável e de qualidade. Foi um trabalho de rede, em que os resultados serão alvo de partilha e disseminação através de um Kit Pedagógico.

Estiveram envolvidos parceiros da Turquia, Itália, Lituânia e Espanha. Depois de Itália, as atividades prolongaram as suas ações em todos os países parceiros, nomeadamente em Portugal com ações centradas na Capacitação de Lideranças. O GeoCamp 2016 é apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

Alguns dos participantes do Geo 2016 em atividades de montanha 1024x768