PASEC considerada referência europeia em processos de inclusão

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Notícias Pasec Geo

IMG 4497 1024x741

Foi no passado dia 15 de Abril, pelas 17h30, no auditório da sede do Instituto Português do Desporto e Juventude de Lisboa completamente cheio, que o Diretor do Programa Erasmus da União Europeia, Dr. Pedro Soares, referiu a PASEC como uma das referência europeias em processos de inclusão, nomeadamente em projetos de Desporto e Juventude. Salientou que este é um reconhecimento vindo diretamente de Bruxelas, traduzido no facto de a PASEC ter sido uma das duas organizações portuguesas com projetos aprovados na área das Parcerias Colaborativas para o Desporto e Juventude.

A PASEC foi uma das duas organizações convidadas a apresentar o seu testemunho, ajudando a disseminar o Programa Erasmus + na variante do Desporto de Inclusão, nomeadamente o projeto Geo e a sua metodologia única, reconhecida internacionalmente e a ser replicada em mais de 10 países, em pontos tão distantes como o Perú e Índia. A Metodologia Geo assenta nos princípios do Trabalho de Grupos a partir da estrutura de um Clã, acompanhado por um mentor a quem é dado o papel de Mestre. A partir desta base são introduzidos os conceitos metodológicos da Simbologia Grupal e do Geocashing.

A cerimónia envolveu mais de duzentos participantes de dezenas de instituições e ONG’s nacionais e internacionais e terminou com a entrega de uma recordação alusiva aquele momento às duas organizações suscitadas como exemplos europeus, a PASEC e a Associação “Todos a Galope”.

Esta iniciativa aconteceu no âmbito da estratégia de informação aos jovens e às organizações portuguesas da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude. Estes realizaram um roteiro de informação que percorreu 5 pontos de Portugal Continental.